Bebês e crianças podem ter caspa?

Também tem dúvidas sobre gravidez, desenvolvimento dos pequenos ou cuidados com os filhos? Mande a sua pergunta!

“Notei que meu filho está com caspa. É normal ou devo me preocupar?”

“Sim, é normal. A dermatite seborréica é uma doença de pele bastante comum e de pouca gravidade. É uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas – responsáveis por produzir sebo, evitando o ressecamento. Nos bebês, ela inicia nas primeiras semanas após o nascimento com o aparecimento de pequenas placas descamativas, de cor amarelada ou marrom, aderidas ao couro cabeludo. Em quadros mais intensos, também podem surgir lesões na pele sendo as áreas mais envolvidas: bochechas, dobras atrás das orelhas e dobrinhas do corpo. As lesões podem coçar um pouco. A doença é autolimitada e costuma desaparecer até os 12 meses”, explica o Dr. Daniel Dziabas, dermatologista de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Tratamento

“A maioria dos casos de dermatite seborreica em bebês não necessita de tratamento. A dica é remover as escamas no couro cabeludo por meio de uma massagem suave com os dedos ou um pano macio. Além disso, vale a pena lavar o cabelo dos pequenos uma vez por dia com shampoo suave. Se elas não se soltarem facilmente apenas com a água e o uso de shampoo, pode ser usada uma pequena quantidade de óleo mineral. Basta colocá-lo sobre as crostas por alguns minutos. Na sequência, lave com o shampoo”, finaliza o especialista. 

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s