8 dúvidas sobre proteção solar em crianças solucionadas

O bloqueador pode ser usado a partir de qual idade? Como saber se o pequeno terá alergia ao produto? Qual é o fator de proteção recomendado? Descubra!

As aguardadas férias de verão chegaram! É tempo das crianças viajarem para a praia com a família, se refrescarem na piscina e brincarem muito com os amiguinhos. Com tantas atividades ao ar livre, o cuidado com a proteção solar dos pequenos merece atenção especial, principalmente nessa época do ano.

Reunimos as dúvidas mais comuns sobre o assunto e conversamos com o dermatologista Murilo Drummond, professor titular do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas, do Rio de Janeiro, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia para esclarecê-las. Confira as respostas do médico e saiba como proteger o seu filho!

1. Crianças de todas as idades podem usar protetor solar?

Não. A maioria dos estudos recomenda a partir dos seis meses. Antes disso, deve-se evitar o sol direto no bebê e colocar roupas de algodão, porque ele não tem a pele preparada para a exposição forte.

2. Qual é o fator de proteção que os pais devem escolher na hora de comprar o bloqueador?

Em média, o fator 30 é suficiente, mas nada impede que você use um mais forte. O mais importante é avaliar a pele da criança: se ela é oleosa ou seca. Assim, o pediatra ou o dermatologista deve indicar um filtro solar para aquele tipo de pele. O produto também tem que ser hipoalergênico.

3. Qual é a quantidade ideal que deve ser aplicada nos pequenos?

Sempre o suficiente para conseguir cobrir uma camada por todo o corpo. Três colheres de chá cheias para um bebê de seis meses é o recomendado.

4. O protetor solar deve ser usado antes ou depois do repelente?

Sempre antes. O repelente é por último.

5. De quanto em quanto tempo o bloqueador precisa ser reaplicado?

Se a criança estiver exposta ao sol diretamente, o ideal é reaplicar a cada 2 horas ou a cada vez que entrar na água. Caso ela apenas passe pelo sol, basta uma aplicação de manhã.

6. O protetor solar deve ser usado todos os dias pelos pequenos?

Sim. A criança deve passar o bloqueador toda vez que sair de casa e ele deve ser aplicado 30 minutos antes do passeio. Se os pais não fizerem isso, o filho pode ter problemas no futuro – como câncer de pele e envelhecimento precoce.

7. Quais são os cuidados gerais que protegem as crianças do sol?

Além do protetor, sempre colocar roupas leves e feitas de algodão, que ajudam a filtrar o sol. Mantê-las hidratadas e também usar águas termais na praia e na piscina, pois elas são refrescantes.

8. Como saber se a criança pode ser alérgica ao filtro solar?

É importante ter a orientação do pediatra e fazer o teste por 3 dias seguidos na parte interna do antebraço para ver se alguma alergia aparece.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s