Aula 5 – A atividade física na gravidez

O ginecologista e obstetra Eduardo Zlotnik, do Hospital Israelita Albert Einstein, fala sobre a prática de exercícios durante a gestação.

A atividade física é recomendada a todo mundo, a todas as mulheres. A gestante, portanto, não é exceção. Ela deve continuar praticando exercício. Aliás, o ideal seria a mulher deixar seu corpo em forma antes mesmo de engravidar, ou seja, ao planejar um bebê. A mulher pode se exercitar, inclusive, no início da gestação, ao contrário do que muita gente imagina. Tecnicamente, não há nada que a impeça — basta até lembrar que a maioria só sabe que está grávida quando já está com um ou dois meses de gravidez. Se o organismo é saudável, não existem riscos. Por que, então, esse mito? Porque infelizmente uma parte das mulheres — em torno de 10% — perde o bebê no primeiro trimestre de gestação e, daí, relaciona isso ao que estava fazendo. Ora, se fazia ginástica, passa a culpar as sessões de exercício pelo episódio, que provavelmente aconteceria de qualquer maneira. O melhor a fazer é sempre conversar com o médico: se estiver tudo bem, ele provavelmente irá liberar o exercício.

Quando há contraindicações ao exercício?

  • Quando a mulher tem sangramentos;
  • Quando a placenta apresenta problemas;
  • Quando há uma dilatação do colo uterino;
  • Problemas cardíacos prévios, ainda mais considerando que a própria gravidez é uma sobrecarga para o coração.

Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercício cinco vezes por semana — ou, melhor ainda, todos os dias, se conseguir. Isso seria o ideal. Não é tão complicado quanto parece. Você pode caminhar até o restaurante próximo do seu trabalho — e, só nesse trajeto de ida e volta, consumir 20 ou, quem sabe, os tais 30 minutos.

Existem mulheres que começam a se exercitar quando ficam grávidas e precisam mesmo pegar leve. Para elas, qualquer caminhada já é um tremendo ganho. Outras estavam acostumadas a, por exemplo, caminhar 10 quilômetros por dia e, no final da gestação, só conseguem percorrer 5 quilômetros. Tudo bem, é normal. Com o crescimento da barriga, a performance diminui mesmo e o importante é manter a pulsação e se sentir bem. Não é o momento de se superar.

Assista à aula completa:

Abdominais

Uma dúvida comum: posso fazer abdominal? Até poderia, mas provavelmente não vai conseguir com a barriga enorme — e nem iria adiantar. Nessa fase, é mais importante inclusive trabalhar a musculatura pélvica e os alongamentos. Isso renderá muito mais.

Ao escolher uma atividade física para praticar nesses nove meses, a mulher precisa lembrar que seu peso está mudando. O centro de gravidade também, o que altera o jeito de andar. Ela se alonga com maior facilidade porque suas articulações estão com maior mobilidade. Enfim, algumas modalidades levam vantagem numa situação dessas. A caminhada é uma delas, claro. As atividades na água também são uma boa. Não à toa, são muito procuradas. No mais, vale qualquer esporte que ofereça segurança.

Não pode existir risco de trauma ou queda. O tênis, por exemplo: parece inofensivo, mas imagine a bolinha batendo bem na barriga. Esportes de contato, como o basquete, devem ser evitados. O mergulho, idem, por causa da descompressão. Esqui e todos os esportes que exigem agilidade estão descartados.

A gestante que pratica atividade física melhora a circulação e incha menos. Adquire uma melhor percepção do corpo e de suas transformações. O exercício é um dos principais recursos para evitar as famosas lombalgias, dores nas costas que afligem muitas grávidas, principalmente nos últimos meses. E, para completar, é sabido que a gestante que se exercita — em comparação com a grávida que não pratica uma atividade física — tem menos melancolia durante os nove meses e no pós-parto.

Não é para perder peso!

Quem engravidou acima do peso não deve querer eliminar o excesso de quilos nesses nove meses. No caso, praticar um esporte ajuda no sentido de controlar o ganho de peso para que ele fique dentro do esperado, ou seja, entre 9 e 12 quilos a mais.

Cuidados importantes

  • Não faça exercícios de estômago vazio;
  • Beba bastante água enquanto treina;
  • Use roupas e acessórios adequados a cada esporte, evitando lesões.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s