Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Higiene

Momento de escovar os dentes

Yara Achôa e Liliana Negrello Atualizado em 23.01.2012
Momento de escovar os dentes
Getty Images

Cuidar da higiene bucal parece uma obrigação sem sentido para as crianças. Com paciência, bom humor e brincadeiras, o pequeno vai ver a escova de dentes com outros olhos

Existe uma tática infalível para convencer o seu filho a cuidar da higiene bucal. Se ele ainda não aceitou que precisa escovar os dentes após as refeições, simplesmente aposte no bom exemplo. O modelo dos pais funciona muito bem, conta a odontopediatra Fernanda Maria Koetz, de São Paulo. Por isso, ela recomenda: "Sempre que possível, faça a escovação na frente da criança". Então, para começar, escova na mão e pasta na outra. Convide seu filho a acompanhar você nesse cuidado com a higiene. Ensine o passo-a-passo da escovação com muita paciência e supervisione cada etapa.

 

Atenção aos acessórios

A escova da criança deve ser apropriada à idade, com cerdas macias, cabeça pequena e arredondada. Não use creme dental comum. A essa altura, a criança já aprendeu a cuspir. Mesmo assim, prefira uma marca com pouco flúor e use em pequena quantidade. Nessa fase, o fio dental já pode começar a ser introduzido, diz Fernanda Koetz.

 

Brincando com a escova

No começo, ensine a criança a escovar os dentes de trás, onde mordemos. Fale que a escova faz como o trenzinho, ou seja, um movimento de vai-e-vem. Em seguida é a vez de fazer a bolinha, ou seja, movimentos circulares na parte externa dos dentes, que fica voltada para os lábios.

 

Depois, vem a vassourinha. A escova varre a sujeira, partindo da base do dente perto da gengiva e indo para cima, em direção à bochecha (é a face do dente que fica ao lado da língua nos dentes de baixo e voltada para o céu da boca nos dentes de cima). Por último, a criança deve escovar a parte superior da língua.

 

Quantas escovações

O número de escovações deve ser entre três e cinco vezes por dia. Nessa fase, a criança se alimenta mais vezes. É um biscoitinho aqui, um suquinho ali e sem a higiene bucal adequada, aumentam as chances de cáries, lembra a odontopediatra Tânia Lima Barbosa. Quanto mais pegajosos os alimentos, pior. Balas, chocolates e chicletes estão no grupo de guloseimas que grudam nos dentes e exigem uma boa escovação.


Rede MdeMulher
Publicidade