• Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Tita Belliboni

Olha só o que meu filho sabe fazer

Tita Belliboni Atualizado em 02.12.2011

A pedagoga Tita Belliboni* tira as suas dúvidas. Você também pode participar ao mandar a sua história sobre a educação e o comportamento infantis. Escreva para a gente!

 

Como é gostoso quando o nosso filho faz uma descoberta, quando aprende uma coisa nova, quando nos surpreende com alguma habilidade diferente, mostra um talento! Dividir tudo isso com os amigos e a família também é muito prazeroso, mas temos que tomar cuidado pra não tornarmos nossos filhos “macaquinhos de circo” e, em nome da nossa vaidade e do nosso orgulho, tornarmos uma hábito exibi-los a toda hora.

 

É claro que toda conquista deve ser aplaudida, todo talento, incentivado e todo momento divertido deve ser curtido, mas que fique bastante claro que o prazer da criança por realizar deve ser maior do que o de se exibir. Não podemos estar todos , o tempo inteiro, no centro das atenções e, se isso acontece muito cedo, fica complicado para o baixinho entender que cada um tem seu momento de “estrela”. Quando esse valor não é aprendido, temos aquelas crianças que, por serem sempre o foco,  perdem-se quando não estão em “cena”, frustram-se quando não conseguem o mesmo sucesso em uma outra atividade.

 

Observem quantos garotos prodígios não conseguiram esse equilíbrio e notoriedade quando adultos. Não estou dizendo que não se pode deixar uma criança brilhar ou tomar conta da sala , ou mesmo mostrar e desenvolver um talento, estou apenas mostrando o cuidado que se deve ter para que, em nome disso, não se sacrifique a infância . Tomemos como base os concursos de miss , por exemplo, em que a menininha linda tem que passar horas no cabeleireiro , ensaiando e viajando, ao invés de brincar.

 

Se seu filho gosta de cantar e dançar, por exemplo, que fique a vontade para mostrar esse lado, mas que não se torne uma obrigação e que se respeite oportunidades e ocasiões próprias para a exibição aconteça. Um dos meus filhos toca piano e confesso que adoro quando posso dividir com pessoas queridas a minha emoção. Mas, o que mais me deixa feliz é a alegria dele a cada nova música, o que sente e o que esse talento e dedicação trazem para sua vida.

 

Devemos, sim, incentivar as conquistas, as vitórias, os desafios superados e também deixar que a criança mostre suas façanhas ,mas mantendo sempre o equilíbrio e os olhos bem atentos para que a nossa vaidade não ultrapasse os limites da própria criança. Devemos, também, ter o cuidado com os irmãos que, às vezes, não têm o mesmo temperamento. É uma atenção com a autoestima, tão importante para o desenvolvimento da criança e para a segurança do adulto.

 

É o tal do meio termo, que nos ensina que ninguém é melhor do que o outro por todo o tempo, mas que cada um de nós pode, sim, se destacar em momentos e atividades diferentes. E é lógico que o mérito deve ser reconhecido! Assim, hora os aplausos são para um, hora para outro, mas o caminho que percorremos até ele é que, de verdade, nos diverte, nos acrescenta e nos faz felizes!

 

Copyright 2011 Editora Abril S/A. Todos os direitos reservados

Label-publicidade
Label-publicidade