Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Colunistas

Como aproveitar as férias em casa

Tita Belliboni* Atualizado em 02.12.2011

Nem sempre é possível viajar com os filhos nesta época do ano. O que fazer então? Selecionei algumas ideias para você aproveitar as férias, mesmo sem sair da cidade

As férias representam para a criança um tempo para fugir da rotina, das obrigações e das responsabilidades. Vale dormir até mais tarde, ter a tarde livre para brincar e para inventar, ir para a casa da avó, encontrar os amigos e passear a qualquer hora.

 

Essa é também, para os pais, uma época boa para ficar mais perto dos filhos, descobrir novas maneiras de se divertir juntos e, assim, reforçar os vínculos curtindo momentos que o dia a dia muitas vezes não permite.

 

No entanto, os pais costumam ficar aflitos com o que fazer com os filhos nas semanas de folga. Selecionei algumas sugestões:

 

- Quem mora em apartamento pode montar um clubinho e assim os pequenos terão com quem brincar. Vale lembrar: tente limitar os períodos passados em frente a tevê e ao computador. Isso não tem nada de positivo. Coisas gostosas e diferentes podem acontecer longe dos aparelhos eletrônicos.

 

- Experimente preparar junto com seu filho um prato de brigadeiro ou um bolo.

 

- Organize um dia para fazer uma faxina nos brinquedos. Os pequenos podem ajudar a limpar e a lavar alguns bonecos.

 

- Uma ideia que agrada a criançada é brincar de ‘papel grandão’: Compre papel bobina numa papelaria. Use-o para forrar o chão do quarto e terá mil possibilidades. Desenhe, por exemplo, uma cidade, ruas, parques, casas e deixe que a criançada decore o cenário com seus brinquedos. Quando o papel estiver todo rabiscado, vire-o de lado e transforme a folha em branco em um zoológico. Os bichinhos de plástico ou de pelúcia podem ser os habitantes do lugar. Vale desenhar, pintar, colar (com as crianças mais velhas, a cidade pode ser montada com recorte e colagem de revistas velhas).

 

- Leve a molecada para uma visita a livraria. Muitas têm espaços especiais para as crianças e é possível passar bastante tempo por lá. Procure saber, ainda, sobre a programação com Contadores de histórias, ou seja você mesmo um.

 

Faça das férias dias especiais, mesmo que sejam dias de preguiça. Vocês têm este direito e a criançada também.

 

Colunista

Tita Belliboni

Luciana Belliboni, que tem o carinhoso apelido de Tita, é pedagoga  e apresentadora da versão brasileira da série Doces Momentos, do canal Discovery Home & Health


Recomendamos Para Você

Rede MdeMulher
Publicidade