Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Alimentação

Tem metal no nosso peixe!

Lúcia Helena de Oliveira Atualizado em 02.12.2011
Tem metal no nosso peixe!
Getty Images

Estudo mostra que ingerir peixe durante a gestação ajuda no desenvolvimento da criança. Apenas o cação deve ser evitado

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ínfimas porções de metal pesado são consideradas seguras. No caso do mercúrio, o limite seria de 5 microgramas por quilo de peso por dia. Ou seja, uma mulher de 60 quilos poderia ingerir até 300 microgramas de mercúrio diariamente e, em tese, não correr nenhum risco. Vale notar que esse limite não foi estipulado para grávidas. Quem espera um bebê precisa mesmo redobrar os cuidados.

 

Há um tempo, a revista SAÚDE!, da Editora Abril, comprou diversas espécies de peixes em um dos principais centros de abastecimento do país, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). As amostras foram levadas ao laboratório de controle de alimentos da Secretaria Municipal de Saúde, na capital paulista, que fez a análise dos teores de chumbo e mercúrio. Todos os pescados apresentaram resíduos do último metal.

 

No entanto, com exceção do cação, que não à toa merece o apelido de lixeiro dos mares, os outros estavam dentro dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ou seja, a rigor o cação seria a única espécie a ser banida da mesa, especialmente de grávidas e crianças.

 

A grande culpada pela situação, claro, é a poluição. O mercúrio é usado nos garimpos e também está muito presente nos dejetos industriais que sujam os nossos rios. Estes, por sua vez, desaguam no mar. Daí que peixes de água doce e salgada acabam contaminados. Uma realidade contra a qual nós precisamos lutar, já que todos querem um mundo muito melhor, e mais sustentável, para os nossos bebês.


Rede MdeMulher
Publicidade