Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Semana 9 - Cansaço é normal

9 semanas de gravidez

Para mamães

Do tamanho de uma azeitona, o futuro bebê se movimenta livremente dentro da bolsa de água. Para seu pleno desenvolvimento, durma o suficiente, tenha uma boa alimentação e evite a ansiedade

 

Seu bebê

Ele agora mede 30 milímetros - está quase do tamanho de uma azeitona. Suas pequenas articulações (ombros, cotovelos, joelhos e pulsos) estão funcionando e permitem que ele se movimente dentro da bolsa de água. As pequeninas pálpebras se fecham, fazendo que os olhos amadureçam o suficiente para ele enxergar o mundo. O cérebro cresce enormemente: 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão complexo. Protegido pelo líquido amniótico, seu futuro bebê percebe a respiração e os batimentos cardíacos - os sons emitidos por você se tornam cada vez mais audíveis. Que tal aumentar os períodos de conversa com ele, bem como ensinar novas canções? Não se intimide caso isso pareça bobo demais. Afinal, este é um momento muito especial entre você e seu filho. Experimente!

 

Acompanhe as etapas da sua gestação no infográfico animado

 

Sua gravidez

Você dormiu bem essa noite? É bom repousar pelo menos oito horas ou você se sentirá muito cansada a cada manhã. A fadiga é comum na gravidez e uma das causas são as noites maldormidas. Outra explicação para o cansaço é a carência de alguns nutrientes, como o magnésio. Se você não anda pregando os olhos por culpa da ansiedade, converse com seu obstetra para esclarecer as dúvidas sobre a gravidez que estejam tirando seu sono. Praticar ioga também pode amenizar sua agitação. Com certeza, você vai se sentir bem melhor depois. Aliás, aproveite para conferir seu calendário do pré-natal e não se esqueça de compartilhar com o pai do bebê todas as suas emoções. Afinal, ele também deve participar deste período da vida do casal. Talvez seja a hora de agendar uma nova consulta e levá-lo com você.