Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Semana 6 - Coração a todo vapor

6 semanas de gravidez

Para mamães

O coração do futuro bebê está batendo de 120 a 160 vezes por minuto. Seus enjoos também podem estar mais acelerados. O sintoma é previsível e sinaliza de que está tudo bem

 

Seu bebê

O tuntum da vida não para. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o seu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, nesta sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12ª e a 14ª semana. O embrião agora mede pouco mais de 6 mm e apresenta sinais de minúsculos membros. Essa transformação ocorre por uns quatro ou cinco dias e assim começa-se a vislumbrar as mãos e os pés. Já existe também a base do que serão seus pulmões, ouvidos, nariz, tubo digestório e fígado. Pontinhos negros surgem na porção superior: são os olhos que começam a ganhar forma. O cérebro continua crescendo.

 

Acompanhe as etapas da sua gestação no infográfico animado

 

Sua gravidez

Os enjoos matinais estão mais constantes, não é mesmo? Não se preocupe, pois trata-se de um sintoma previsível nas primeiras semanas. Para amenizá-los, experimente comer alimentos sólidos - uma bolacha do tipo água e sal, por exemplo - ainda deitada, antecedendo a escovação dos dentes. Algumas mulheres sentem náuseas à tarde ou à noite. Outras sofrem com a azia. Um dos segredos para controlar o mal-estar é fazer pequenas refeições ao longo do dia. Alongamentos leves, sob a orientação médica, também são indicados. Em espanhol, a palavra embarazo significa gravidez. O verbete tem tudo a ver com o estado embaraçado em que você se encontra agora. Aproveite a semana para agendar uma consulta com o seu dentista e avaliar como está a sua saúde bucal - acredite, isso também é importante durante a gravidez.