Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Semana 10 - Primeiro ultrassom

10 semanas de gravidez

Para mamães

O embrião acabou de se tornar um feto. Agora, se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento. Por isso, capriche na alimentação, que deve ser rica em vitaminas e sais minerais

 

Seu bebê

Ele acaba de entrar no período fetal, isto é, o embrião se torna um feto e se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento. Seu futuro bebê já tem a aparência humana e a maioria dos órgãos vitais está funcionando. Rins, fígado, pulmões, intestino e cérebro estão ativos, embora continuem em pleno desenvolvimento. Sabe quanto ele pesa? Apenas 5 gramas. Esse peso vai aumentar bastante nas próximas semanas.

 

Acompanhe as etapas da sua gestação no infográfico animado

 

Sua gravidez

Capriche na alimentação, pois o que é bom para você também é para o bebê. Suas refeições devem ser ricas em vitaminas e sais minerais. Isto porque a grávida precisa de 300 a 500 calorias a mais diariamente em relação a outras mulheres.

 

Se você tem gatos de estimação, lembre-se de evitar qualquer contato com a caixa de areia. Peça para que outra pessoa faça isso no seu lugar. As fezes dos bichanos podem transmitir a toxoplasmose, uma infecção perigosa para o feto. Mesmo que os exames para identificar esse problema tenham dado negativo, você não pode se descuidar.

 

Ao fim da décima semana, seu médico já deve ter solicitado a primeira ultrassonografia. Ela é importante porque avalia a idade do feto e os eventuais problemas de malformação congênita. Para mulheres acima de 35 anos e com histórico familiar de Síndrome de Down, muitos médicos recomendam o exame de translucência nucal. Segure a ansiedade: dificilmente nesta fase do desenvolvimento é possível saber se você espera uma menina ou um menino.