Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Crescimento

Qual será a altura do seu filho?

Cida de Oliveira Atualizado em 20.01.2012
Qual será a altura do seu filho?
Getty Images

Um pediatra britânico na década de 60 criou a Fórmula de Tanner, capaz de calcular quantos centímetros o pequeno vai atingir no futuro

 

Quer saber quanto sua criança vai crescer? Some a altura do pai e a da mãe e divida o resultado por dois. Para o menino, acrescente 6,5 centímetros. Para a menina, subtraia o mesmo valor. A fórmula ganhou o nome de seu criador, o pediatra britânico James Mourilyan Tanner, um estudioso do assunto, nos anos 1960.

 

“A hereditariedade é o fator que mais determina a estatura”, garante o professor de educação física Raul Alves Ferreira Filho, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ele é o autor de um estudo feito na Universidade de São Paulo que derrubou um dogma do mundo esportivo: o de que a ginástica olímpica limita o crescimento.

 

Para a sua pesquisa na USP, ele comparou dados sobre a constituição física de 51 ginastas de alto nível e seus familiares e aplicou a Fórmula de Tanner. Resultado: em mais de 70% dos casos, eles atingiram a altura prevista por parâmetros genéticos.

 

Para calcular

Ficou confusa na hora de fazer as contas? Siga um exemplo: se a mãe mede 1,60 metro e o pai 1,70 metro, a soma das alturas é 3,30 metro. Dividido por 2 , o resultado dá 1,65 metro. Se você tem ou está esperando um menino, é só adicionar a esse valor 6,5 centímetros -- a altura do seu filho será 1,71 metro. Para as meninas, subtraia 6,5 centímetros. Seguindo as orientações de Tanner, ela terá 1,58 metro.

 


Rede MdeMulher
Publicidade