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Alimentação

O cardápio da grávida saudável

Simone Ota e Shâmia Salem Atualizado em 20.08.2013
alimentação

ThinkStock

Veja abaixo uma sugestão de cardápio para a gestante que está dentro do peso e não precisa de dieta especial. O foco é apenas garantir o bem-estar de mãe e filho

Você não precisa fazer grandes mudanças no cardápio, apenas evitar alguns alimentos que podem trazer riscos para o seu bem-estar e o do bebê também. Na primeira lista, estão os itens crus, como sushi, sashimi e carpaccio, devido ao risco de contaminação. Na segunda, a gordura, o sal, o café e o açúcar, que devem ser consumidos com moderação. "Dessa maneira, a gestante mantém o peso e a pressão arterial sob controle e previne problemas intestinais, que podem estufar o abdômen e provocar desconfortos", diz a nutricionista Marilize Tamanini, de Curitiba.

 

Segundo a especialista, o consumo calórico diário recomendado para essa fase gira em torno de 1.600 calorias, distribuídas em seis refeições, feitas a cada três horas, em média. "Assim, o metabolismo fica ativo e você não corre o risco de ingerir uma grande quantidade de comida, o que sobrecarrega o organismo e causa mal-estar", completa Marilize, que elaborou uma dieta balanceada para você ter como exemplo.

 

 

Veja também:

O cardápio da grávida com diabete gestacional, hipertensa ou que está acima do peso

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