Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Desenvolvimento

Mundo de faz-de-conta estimula criatividade

Patrícia Rodrigues Atualizado em 02.12.2011

Enquanto os adultos se divertem com coisas concretas, os pequenos preferem dar vida a objetos inanimados, transformando um lápis em um foguete

Esse mundo de fantasia também engloba personagens lendários, bruxas, monstros e super-heróis. Acreditar em seres fantásticos faz parte do desenvolvimento infantil e os pais devem encarar essa fase com naturalidade.

 

O universo mágico também é importante para despertar o intelecto da criança e, quanto mais rico esse faz-de-conta, maior o estímulo à criatividade.

 

Quem é quem na fantasia infantil

 

Os seres mágicos costumam atrair a atenção de meninos e meninas por volta dos 2 anos. Alguns deles têm vida curta e começam a ser esquecidos a partir dos seis ou sete anos.

 

Papai Noel e Coelhinho da Páscoa: costumam trazer presentes e são simpáticos, por isso a criança se sente importante ao ser recompensada por esses personagens. Os adultos não devem quebrar o encanto produzido pela dupla, que acaba naturalmente com o tempo.

 

Monstros: assim como as bruxas e o Lobo Mau, eles podem causar certa aflição na meninada. Mas não há motivo para os pais se preocuparem. Os vilões sempre acabam derrotados no final da história, o que faz a garotada se sentir poderosa.

 

Super-heróis: ao adotar um deles como referência, o pequeno encontra uma saída para lidar com a própria impotência diante dos adultos e adquire alguma segurança para realizar suas façanhas.


Rede MdeMulher
Publicidade