Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Saúde

Métodos para aliviar a dor de parto

Bruna Stuppiello Atualizado em 09.05.2013
128-dores-na-gravidez

Getty Images

Há diversos métodos que as mulheres podem utilizar para aliviar a dor no momento do parto. Confira algumas dicas.

 

Uma questão muito importante é o ambiente em que o bebê nascerá.  O fato de ser um local acolhedor, no qual a mulher terá privacidade, segurança e liberdade contribui para atenuar o desconforto. Há outros métodos simples. “Eu faço massagens, aromaterapia, musicoterapia, bolsas de água quente e banhos, a água é uma aliada excepcional no trabalho de parto, mas é preciso saber quando usá-la”, conta a doula Fadynha (Maria de Lourdes da Silva Teixeira), presidente da Associação Nacional de Doulas e professora do Instituto Aurora.

 

Manter-se ativa também é interessante, pois desvia o foco da dor. “A mulher pode caminhar ou ficar sentada naquelas bolas de pilates e realizar a rotação da pélvica, que consiste em fazer movimentos sentada na bola sempre sob orientações de uma doula ou outro profissional”, orienta a doula Lívia Penna Firme, autora do livro Lobas e Grávidas – Guia Prático de Preparação para o Parto.

 

A preparação anterior ao parto é igualmente importante para aliviar o desconforto no momento do nascimento. “Durante a gravidez, opções interessantes são o ioga, a caminhada, a hidroginástica, o alongamento e ficar de cócoras em casa. Tudo isso ajuda a preparar a musculatura da vagina e pélvis para o nascimento”, observa Firme.

 

Ter o apoio de uma doula, profissional que auxilia a mamãe no parto, também ajuda a diminuir o desconforto. “A doula saberá o que fazer para ajudar esta mãe. Existem manobras para atravessar cada contração, massagens, entre outras alternativas”, diz Firme. 

 

Continue lendo:

- Tire suas dúvidas sobre a dor de parto

Parto normal com anestesia X  parto normal sem anestesia

Os tipos de anestesia

- A cesárea e a dor


Recomendamos Para Você