Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Família

Guia de carnaval para os pequenos

Lígia Menezes Atualizado em 31.01.2012
crianca-carnaval
Getty Images

Esqueça as festas tumultuadas. Curta o feriado com as crianças em matinês e desfiles de blocos infantis pelo Brasil afora. Confira a programação e caia na folia!

Salvador, Bahia

Apesar da agitação, Salvador pode ser o palco ideal para o carnaval da criançada. Isso porque, no sábado e no domingo (dias 18 e 19 de fevereiro), o Bloco da ex-dançarina Carla Perez, chamado Algodão Doce, anima a criançada. Ele existe desde 2000 e passa pela avenida oficial do carnaval (Circuito Campo Grande/Avenida), a partir das 10 horas.

Com diversos personagens, palhaços e bonecos de animação, há sorteios para as crianças e um show da Carla Perez.

Dica: O desfile dura até 3 horas. Por isso, é recomendado levar um carrinho para os menores não se cansarem. Para cada criança inscrita, o responsável ganha um abadá (adulto). Recomenda-se levar documento do pequeno (certidão de nascimento e RG).

 

Olinda, Pernambuco

Todo ano, a prefeitura de Olinda organiza um carnaval especial para a garotada. Esse ano, o baile infantil será na Praça do Carmo, nos quatro dias de carnaval, das 9h às 17h.

As atrações serão: oficinas de dança, apresentações de grupos infantis de frevo, ciranda, maracatu e afoxé.

No local, ainda haverá arte-recreadores trabalhando com as crianças, para preparar uma maquiagem super colorida.

Dica: é preciso que os pais acompanhem as crianças em todas as atividades, para evitar sumiços e confusões. E, como tudo acontece durante o dia, não se esqueça de preparar uma mochila com protetor solar e garrafas de água. Se possível, coloque também uma pulseirinha na criança, com nome e telefone dos responsáveis.

 

Recife, Pernambuco

O carnaval infantil de Recife é um dos mais animados do Brasil. Isso porque há atrações específicas para as crianças, todos os dias, no chamado Polo da Folia, Marco Zero.

No dia 19 de fevereiro, por exemplo, começam, às 15 horas, os desfiles dos blocos infantis. A partir das 17 horas, tem o Encontro dos Caboclinhos, com banda e orquestra. Às 21h, o Bloco em Poesia se apresenta no palco; Em 20 de fevereiro, a farra continua com o desfile de um bloco infantil e apresentação do coral mirim; Finalmente, no dia 21, às 20 horas, começa a noite dos mascarados, com palhaços e tudo o que a criançada tem direito!

Dica: as atrações se estendem até a noite. Por isso, antes de ir, confira a agenda no site da prefeitura e, se quiser frequentar os eventos noturnos, faça com que as crianças descansem durante o dia. Vale, também, colocar as fantasias na mala.

 

Rio de Janeiro (capital), RJ

Apesar da muvuca, o Rio pode, sim, ser um local tranquilo para as crianças, no carnaval. Isso porque a prefeitura disponibiliza espaço reservado até para os bebês.

Por exemplo, na Praia do Leblon e na Lagoa Rodrigo de Freitas, há um espaço separado na areia com brinquedos, escorregadores, água fresca e água de coco, posto de troca de roupas e fraldas e aluguel de piscinas plásticas por até 10 reais!

A cidade maravilhosa também conta vários blocos direcionados para crianças. Dia 11 de fevereiro, por exemplo, o Só Pereira (bloco infantil) faz a festa dos pequenos. Ele sai às 16 horas da Rua Capistrano de Abreu, passa na R. Conde de Irajá, São Clemente e outros locais, retornando a Capistrano de Abreu, às 20 horas. No mesmo dia, às 16h20, tem o baile do bloco Espumas e Paetês, na Praça General Glicério (bloco parado).

No dia 12/02, o famoso bloco infantil Gigantes da Lira sai às 9 horas da Rua General Glicério e retorna às 14 horas. Com ele, uma banda de músicos toca marchinhas e muitos sambas.

Outros blocos para curtir:

Sorriso de Criança, que sai no dia 19/02, na Rua Carbonita (Bairro Braz de Pina), às 17 horas, retornando às 19;

 

Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho (bloco parado), tocará para as crianças no dia 20/02, na Praça do Largo do Machado. Este ainda faz, geralmente, um concurso mirim de fantasias e distribui confetes.

 

Clubes e associações também prepararam eventos kids:

 

Tijuca Tenis Clube, que dará seu tradicional baile infantil em duas datas: 19/02 e 21/02, a partir das 16 horas, no seu salão nobre. Para saber mais, entre em: www.tijucatenis.com.br.

 

Outra ideia interessante para fazer com as crianças é passar no Bailinho de Carnaval do Barra On Ince. Lá, haverá marchinhas tradicionais como trilha sonora para patinação no gelo, muitas brincadeiras e maquiagem artística. O evento acontece nos dias 18 e 19/02, das 13 às 20h. Crianças fantasiadas ganham 30% de desconto na patinação.

 

O Nort On Ice também fará festa para as crianças, com patinação no gelo ao som carnavalesco. Dicas: 18 e 19 de fevereiro, das 13h às 20h. Informações em: www.patinacaonogelo.com.br

 

Dica: As crianças podem comparecer fantasiadas e os pais devem acompanhá-las, levar água e, de preferência, colocar pulseira com telefone e identificação. À noite, porém, não é recomendado levar as crianças para os desfiles, ainda que sejam dos blocos de rua. Para curtir a noite com os pequenos, confira a programação dentro dos hotéis. Muitos investem em recreadores e preparam bailes de máscaras exclusivos para crianças.

 

Florianópolis, Santa Catarina

O carnaval já começou em Florianópolis, com ensaios das escolas e dos blocos. Para as crianças, porém, a atração fica localizada nos clubes da cidade, com os foliões e marchinhas.

Quem prefere ficar à beira da praia, poderá contar com bandas e DJs que irão animar as principais praias da cidade, durante o dia inteiro.

Dica: Para as matinês dos clubes e dos blocos de rua, leve as crianças fantasiadas. Menores de 14 anos precisarão usar crachá de identificação. Para passar os dias na praia, não se esqueça do protetor solar.

 

Bombinhas , Santa Catarina

A prefeitura de Bombinhas organizou eventos infantis nos palcos das principais praias da cidade, com música, recreação, concursos de fantasias e apresentações artísticas. A festa acontece durante o dia inteiro – e todos os dias de carnaval.

Pousadas e hotéis também já estão preparando eventos especiais para os pequenos.

Dica: leve a fantasia favorita do seu filho, faça uma maquiagem bem bonita e inscreva-o no concurso de fantasias.

 

Curitiba, Paraná

A Prefeitura, através da Fundação Cultural de Curitiba, promove dois bailes infantis: nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 15 às 19 horas, no Centro de Esportes e Lazer do Bairro Novo, que fica na Rua Ourizona, 1681. Também no dia 21, haverá o Concurso de Melhor Fantasia Mirim, onde podem participar desde bebês até crianças de 9 anos.

Além disso, a livraria Bisbilhoteca promove vários eventos pré-carnavalescos. O mais conhecido é a saída do bloco das crianças pela Praça Espanha. Saiba mais em: http://www.bisbilhoteca.com.br

Dica: Adultos também podem entrar nos bailes mirins.

 

Atibaia, São Paulo

A tradição de Atibaia são as festas de rua, na Praça da Matriz, onde há o desfile dos bonecões. Eles chegam a quase quatro metros de altura e fazem muito sucesso entre as crianças.

Dica: como a festa acontece na rua, os pais precisam acompanhar e ficar de olho na criançada. A comilança pode ser decidida no local, já que não faltam barracas de cachorro-quente, churros e lanches.

 

Araçoiaba da Serra, São Paulo

O calendário do carnaval de Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, já foi divulgado:

A partir do dia 17 de fevereiro, crianças de até sete anos podem se reunir na Praça Coronel Almeida, onde a prefeitura montou cama elástica e pula-pula, que ficarão abertos de dia e à noite. Para crianças maiores de sete anos, uma matinê promete muita diversão: em 19 de fevereiro, em Araçoiabinha, a partir das 15 horas.

Dica: você tem filhos adolescentes? Uma boa atração para eles será ver a Banda Época tocar, nos dias 17 a 21, na Praça Coronel Almeida, a partir das 22 horas. Caso você também queira participar da festa, verifique se o seu hotel disponibiliza recreadores e serviço de babá para os menores.

 

Caldas Novas, Goiás

Caldas Novas é uma cidade focada na diversão da família, principalmente por suas águas quentes naturais, atração principal para crianças e idosos.

No carnaval, alguns desfiles de blocos e matinês garantem a diversão da garotada. Geralmente, são montadas arquibancadas para o desfile, por isso, é possível levar crianças para assistir. Tudo isso também acontece no Espaço de Eventos Municipal, uma área para shows e eventos, ao lado do Ginásio Municipal da cidade.

As atrações são bastante ecléticas. Segundo a prefeitura, há shows locais de sertanejo, axé e marchinhas.

Dica: Se você tem filhos bem pequenos, até dois anos, os hotéis com piscinas quentinhas serão a melhor pedida. No carnaval, os pacotes ficam atraentes! Além disso, muitos estabelecimentos fornecem serviço de babá e recreação infantil, nessa época.

 

São Paulo (capital), SP

A capital paulista oferece, além de grandes desfiles (onde entram crianças maiores de cinco anos, acompanhadas pelos pais), carnaval de rua, com blocos infantis. Um dos mais famosos é o Bloco das Emílias e Viscondes, que homenageia personagens de Monteiro Lobato.

 

Esse ano, o destaque vai para o personagem Pedrinho, do Sítio do Picapau Amarelo. Anote aí: ele desfilará pelas ruas da Vila Buarque (próximo ao metrô Consolação), no dia 17 de fevereiro, às 15 horas. Endereço: Rua General Jardim, 485.

 

Além disso...

Os SESCs de São Paulo (http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new) também prepararam uma programação diferente para os dias de folia – de teatro a bailes:

Cordel de Carnaval: A Pedra do Meio Dia. É um espetáculo cheio de rimas, ritmos e bastante engraçado, para todas as idades. Tem duração de 50 minutos e estará em cartaz no SESC Itaquera no dia 19/02, às 13 horas.

 

Folias de Carnaval: Folias da Tribo. Também no SESC Itaquera. Trata-se de um show teatral, com músicas e ritmos populares brasileiros - da festa do Bumba-Meu-Boi até o carnaval. Em cartaz dia 21/02, das 10h30 às 11h30.

 

Os Velhos Carnavais: Espetáculo teatral que conta a história de Pierrot com a Colombina. Dia 21/02, às 15 horas.

 

Dona Inah: repertório especial de carnaval, com marchinhas deliciosas. Livre para todas as idades, no SESC Vila Mariana, dia 18 e 20/02, às 14h30.

 

Bloco da Cobra: um boneco gigante feito de tecidos e bambolê diverte a galera, com músicas carnavalescas. Acontece nos dias 19 e 21/02, às 14 horas, no SESC Santo Amaro.

 

Dicas: Todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Detalhe: prepare-as para muitos personagens e  atrações, principalmente as menores, que podem se assustar com máscaras e música alta.

 

 

 


Recomendamos Para Você

Rede MdeMulher
Publicidade