Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Corpo

Entre em forma antes da gravidez

Cyntia Nogueira Atualizado em 02.12.2011
044-conteudo_250313
Getty Images

Enquanto você se prepara para engravidar, pratique atividades físicas para evitar o aumento de peso além da conta e, assim, evite o fardo dos quilinhos a mais pós-parto

A cena é clássica. Quando a gestante menos espera, o ponteiro da balança sobe impiedoso e denuncia que ela ultrapassou o limite de peso recomendado pelo médico. Aí não tem escapatória: é preciso redobrar os cuidados com a alimentação e a saúde para evitar problemas que podem ser deflagrados pelos quilos extras, como hipertensão e diabete. Afrouxar as rédeas do garfo durante a gravidez, na verdade, é mais comum do que muita gente imagina. O pior é que livrar-se dessa sobrecarga depois do parto é muito difícil. Assim, para evitar tamanho fardo, a saída é começar a se cuidar desde já, enquanto você se prepara para engravidar.

 

Caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ioga. Não importa a atividade escolhida. O que vale é adquirir um bom condicionamento físico. Sua saúde só tem a ganhar. Sem falar na do seu futuro bebê, que terá mais chance de se desenvolver sadio. "Esse cuidado ainda contribui para um ganho de peso dentro do esperado a cada fase da gestação", acrescenta a ginecologista e obstetra Thaís Sanches Domingues, especialista em reprodução humana da Clínica Huntington, em São Paulo.

 

São inúmeras as vantagens proporcionadas pela prática regular de uma atividade física. Em primeiro lugar, mexer o corpo contribui para se alcançar o chamado equilíbrio energético, que, trocando em miúdos, nada mais é do que igualar o consumo e a queima de calorias. Além disso, suar a camisa faz o organismo despender mais energia – inclusive em repouso –, o que previne o acúmulo de gordura. Por fim, quem se exercita volta a exibir as medidas pré-gravidez mais rapidamente.

 

É certo que o condicionamento físico e os hábitos alimentares influem na busca da cintura perdida, mas dá para voltar ao peso normal até três meses depois do parto. Ou ainda em menos tempo, garante Thaís Domingues: "É possível recuperar a forma física em aproximadamente 42 dias". Nesse intervalo, em que os inchaços diminuem e o útero começa a readquirir as dimensões anteriores à gestação, as mulheres podem chegar a perder 7 kg, especialmente aquelas que se mantiveram na linha e não tiveram complicações durante a gravidez.


Recomendamos Para Você