Continua após publicidade

Brincadeiras para fazer com o bebê

Saiba quais atividades você deve explorar para divertir e estimular o seu filho de acordo com o desenvolvimento dele — do berço aos primeiros passos!

Por Mônica Brandão (colaboradora)
Atualizado em 27 mar 2020, 10h03 - Publicado em 19 fev 2015, 19h58

Todo mundo sabe que brincar é algo muito importante para os bebês. Não só para eles se divertirem, mas também para ajudar no seu desenvolvimento. E brincar com os pais é ainda melhor, pois promove a interação da família, faz você conhecer melhor o seu filho e o ajuda a se sentir mais seguro e amado. Mas na hora H, muitos pais ficam sem saber exatamente o que fazer.

Afinal, para brincar, temos de largar o raciocínio de lado e se deixar levar pelo prazer e pela fantasia – algo que desaprendemos como adultos. Uma boa ideia é investir em brincadeiras, músicas e jogos dos quais você gostava quando era criança. Era louca por bonecas? Compre algumas de pano para brincar com o seu bebê. Adorava Os Saltimbancos? Vá atrás das músicas para ouvirem juntos. “Quando os pais brincam com prazer, a criança sente e aproveita mais”, ensina Maria Ângela Barbato Carneiro, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Estudos do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo.

Conheça abaixo 42 sugestões de atividades para fazer com o seu filho. Elas estão divididas por fases. Quando ele sentar, você pode continuar com as brincadeiras da primeira fase, adaptando-as, e assim por diante. Não se esqueça que a capacidade do bebê em se concentrar é muito pequena. Então, quando ele desistir da brincadeira depois de três minutos, não é porque não está gostando – mas sim porque já está pronto para a próxima!

Publicidade