Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Desenvolvimento

Bebês precisam ver para aprender a falar

Débora Mamber Atualizado em 31.01.2012
Bebês precisam ver para aprender a falar

Getty Images

Para que o bebê aprenda a falar, sua habilidade de observar expressões faciais é tão importante quanto a audição

Para que o bebê aprenda a falar, sua habilidade de observar expressões faciais é tão importante quanto a audição. “Ao conversar com a criança, chegue perto dela e fique no nível de seu olhar”, ensina a neuropediatra Vanda Gimenes Gonçalves, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista.

 

Pesquisas mostram que, aos 3 meses de idade, um bebê passa a ter mais interesse em ver na televisão alguém articulando uma determinada sílaba do que assistir a um vídeo dublado, no qual os sons e os movimentos dos lábios não são simultâneos.

 

A leitura labial

 

Parece incrível, mas uma criança de 4 meses também é capaz de distinguir línguas diferentes apenas pelos movimentos dos lábios de quem está falando. Num estudo publicado em maio de 2007 no periódico científico Science, pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, mostraram a um grupo de bebês imagens de adultos conversando, porém com o volume da TV desligado. Os vídeos silenciosos logo entediavam a garotada, mas seu interesse era imediatamente renovado quando os vídeos, com som, eram trocados do inglês para o francês.

 

Por isso, seja criativo: brinque com seu filho produzindo sons e movendo a boca de diversas formas. Alguns gestos aparentemente banais, como mandar um beijo ou mostrar a língua, são ótimos para estimular o desenvolvimento oral.


Recomendamos Para Você

Rede MdeMulher
Publicidade