Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Consumo

21 modelos de calçados ideais para grávidas

Mayara Geraldini Atualizado em 17.07.2012

Uma opção errada de sapato pode aumentar o risco de quedas e torções durante o período de gestação. Evita enganos e acerte no look

A escolha do calçado é uma questão que merece toda cautela durante o período de gravidez. Além do aumento de peso esperado, o umbigo, centro de equilíbrio do corpo, se posiciona para frente à medida que a barriga cresce, o que compromete a estabilidade do corpo. Para atrapalhar ainda mais, as pernas perdem firmeza ao longo dos meses. Ou seja, o risco de queda, nesse período, é bem grande.  "Durante o desenvolvimento da gravidez, há um aumento progressivo de uma frouxidão ligamentar fisiológica, que faz parte da preparação do corpo para o parto. Por isso, gestantes tendem a cair com maior frequência", diz a ortopedista especialista em pé e tornozelo Cibele Réssio, de São Paulo. Portanto, a primeira atitude a se tomar com relação aos calçados é deixar de lado todos os saltos, pelos nove meses seguintes. "Mulheres grávidas nunca deveriam usar sapatos altos. Isso gera um aumento significativo da incidência de torções e fraturas de pés e tornozelos", acrescenta a médica. O tradicional tênis com amortecimento seria o calçado ideal para este período. Mas não desanime, se você é uma futuras mamãe estilosa e não quer perder o charme.

 

É possível, sim, encontrar sapatos adequados para quem carrega um bebê, sem parecer que você está a caminho da academia. Selecionamos 20 modelos que gestantes - e não gestantes - podem usar sem receio! Veja galeria de fotos:

 


Recomendamos Para Você