Continua após publicidade

Maquiagem ajuda a disfarçar o inchaço no rosto no fim da gravidez

Pálpebras inchadas, nariz largo, bochechas saltadas, entre outras alterações características das últimas semanas de gestação podem ser camuflados.

Por Shâmia Salem (colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 23h27 - Publicado em 31 Maio 2015, 16h00

Se você já reduziu o consumo de sal, fez drenagem linfática e ainda assim o inchaço do rosto continua incomodando, a melhor saída é apelar para a maquiagem. “Não é preciso ser um expert em pincéis ou fazer uma superprodução para ter um bom resultado. O segredo é clarear o que você deseja valorizar e escurecer o que quer esconder”, diz o maquiador Sandro Borges, de São Paulo.
 
Vale lembrar que ficar com o rosto inchado durante a gravidez é para lá de normal, especialmente entre as mulheres que fizeram tratamento com hormônios para engravidar ou têm a circulação prejudicada – caso de quem está acima do peso, esperando gêmeos ou se encontra na segunda ou na terceira gestação. “A pele da face é mais fina do que a do restante do corpo e, por isso, mais suscetível ao aumento de líquidos nessa fase”, diz o ginecologista Claudio Emilio Bonduki, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo.
 
A fase mais crítica é o terceiro trimestre gestacional, quando o volume de sangue e fluidos chega a dobrar. “Apesar de essa mudança ser esperada, é bom ficar atenta se o inchaço for acentuado, o que pode indicar o aumento da pressão arterial”, alerta a ginecologista e obstetra Anna Bertini, da Unifesp e do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Para disfarçar o inchaço você vai precisar de:

  • Corretivo: use um líquido ou um cremoso se a sua pele for seca; em pó, se for oleosa; compacto ou bastão, no caso de ela ser mista ou normal.
  • Pó compacto: ele tira o brilho excessivo e ainda faz a maquiagem durar mais.
  • Blush: a versão líquida vai bem em todos os tipos de pele, enquanto o pó é melhor para as oleosas e o em – bastão ou creme, para as secas.
  • Base: a compacta ou em bastão dá acabamento uniforme e aveludado à pele seca; já a líquida deixa a pele oleosa com um aspecto mais natural; e a em pó pode ser usada em todos os tipos de pele e garante a melhor cobertura. 

Reduzir os lábios
Boca grande é sexy, mas se você é adepta da discrição passe corretivo do mesmo tom da sua pele no contorno dos lábios e, por cima, pó facial. Com um lápis labial clarinho, refaça delicadamente o contorno cerca de 2 milímetros menor do que o tamanho original da boca. Arremate aplicando um batom claro, fosco e sem cintilância no centro dos lábios e esfregue-os – assim, os cantos ficam ainda mais suaves.
 
Amenizar o rosto redondo
Além das bochechas saltadas, o problema é a falta de definição do queixo? Aplique pó compacto um tom mais escuro que o da sua pele em todo o contorno do rosto. Para afinar ainda mais, espalhe um tiquinho de blush terracota na diagonal da bochecha. O resto de produto que sobrar no pincel pode ser passado na ponta do queixo, para deixá-lo menos pronunciado, e entre as narinas, para arrebitar o nariz.
 
Atenuar pálpebras inchadas
É mais comum as bolsinhas aparecem na parte de baixo dos olhos, o que acentua ainda mais as olheiras. Para dar cabo dos dois problemas de uma só vez, molhe o dedo anelar ou a ponta de uma esponja no corretivo do mesmo tom da sua pele e dê leves batidinhas na pálpebra inferior e superior. Por cima, espalhe pó facial para deixar o aspecto mais natural.
 
Suavizar o nariz largo
Geralmente, a ponta fica arredondada, e as narinas, abertas. Daí a indicação de passar corretivo um tom mais claro que a sua pele no dorso e usar base ou pó um tom mais escuro nas laterais.
 
Reduzir bochechas saltadas
Acredite se puder: a solução do problema está no blush terracota, mas ele deve ser passado de um jeito especial. Em vez de marcar o ponto alto das maçãs, passe o pincel largo na diagonal do rosto, indo do canto do lábio em direção às têmporas. E use uma pequena quantidade do produto para não deixar o traço marcado.
 
Acabar com a papada
A danada compromete a beleza do rosto, do pescoço e até do colo. Para fazê-la parecer menor, espalhe pó compacto (dois tons mais escuros que a cor da sua pele) tanto na ponta do queixo como embaixo dele. Só isso!