Endometriose: famosas que engravidaram após o diagnóstico

Fernanda Machado, Wanessa Camargo e Guilhermina Guinle fazem parte desse grupo de celebridades. Confira a lista completa!

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 176 milhões de mulheres têm endometriose no mundo. “Pequenos fragmentos do tecido endometrial (o mesmo que reveste o interior do útero e que é expelido durante a menstruação) segue o fluxo contrário e, ao invés de sair somente pela vagina, sai em pequenas quantidades também pelas trompas, atingindo órgãos de dentro da pelve. Quando isso acontece, o endométrio – camada que reveste o útero para receber o óvulo – ao invés de se localizar apenas na cavidade intrauterina fixa-se no interior do abdômen podendo se localizar nos ovários, trompas, ligamentos, peritônio e intestino”, explica Mauricio Chehin, especialista do Grupo Huntington Medicina Reprodutiva, de São Paulo.

Dor na região pélvica durante a menstruação e também no ato sexual são alguns dos sintomas da doença, que pode levar à infertilidade. Por esse motivo, diagnóstico precoce, acompanhamento médico e tratamento adequado são as maneiras mais eficazes de controlar o problema. Fizemos uma lista de 5 famosas que sofreram com a enfermidade, mas conseguiram realizar o sonho da maternidade. Veja quem são essas celebridades e saiba um pouco mais sobre as experiências que elas tiveram:

1. Fernanda Machado

Bom dia gente! Desde que dividi com vcs a alegria de que vou ser mamãe, recebi muitas mensagens lindas de mulheres que como eu, são portadoras da Endometriose, dividindo comigo suas experiências, suas dores, suas alegrias e muitas me pedindo ajuda. Eu não podia deixar de ajudar, como posso, por isso venho aqui contar um pouquinho do meu caso, acho que venci a Endo, pq descobri a doença numa fase inicial, acompanhei, tratei e resolvi fazer a cirurgia no momento em que percebi que corria o risco de perder um ovário. Por isso meu conselho é que fiquem atentas ao seu corpo, procurem um bom médico, especializado em Endometriose, sei que não é fácil mas não desistam! Acreditem, confiem!!! Quero mandar todo o meu amor para aquelas que estão sofrendo com as dores físicas e emocionais que essa doença traz. E aproveito para agradecer todos os médicos que me acompanharam nessa jornada Dr. Marco Aurélio Oliveira e Dr. Maurício Lorenzatto e tantos outros que me ajudaram a realizar o meu maior sonho, o de ser mãe!!!! #euvenciaendometriose #sonhodesermae 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

A post shared by Fernanda Machado (@realfemachado) on

A atriz mora nos Estados Unidos ao lado do marido e do filho Lucca, de quase 2 anos, e compartilha parte da sua rotina nas redes sociais. Assim que divulgou a notícia de que estava esperando um bebê, Fernanda também revelou que descobriu a endometriose na fase inicial. “Para a minha grande surpresa, eu engravidei naturalmente e rápido! Acho que muito por conta da videolaparoscopia que fiz 1 ano atrás e que ‘limpou’ todos os focos de endometriose, preservou o meu ovário direito e deixo tudo certinho”, escreveu a artista no Instagram.

2. Guilhermina Guinle

Amore mio….. #amordaminhavida 🇮🇹

A post shared by GUILHERMINA GUINLE (@guilhermina) on

Com 35 anos e pensando na ideia de ter um bebê, a atriz procurou um médico que recomendou a ela alguns exames de rotina. Foi aí que a artista recebeu o diagnóstico da endometriose, mas inicialmente não deu a importância necessária para a doença. Somente depois de um tempo, com a ajuda do namorado, que ela começou a tratar o problema. “Eu fiz a cirurgia e descobri que as minhas trompas já estavam entupidas, que a endometriose já estava no meu intestino e que, talvez, tivesse que retirar um pedaço dele. Eu não tive que retirar, o médico não conseguiu desentupir as trompas [no procedimento] mas, três meses depois, engravidei naturalmente”, revelou Guilhermina ao apresentador Luciano Huck, no programa Caldeirão, da Rede Globo. Hoje, ela é mãe da pequena Minna, de 4 anos.

3. Wanessa Camargo

Brincadeira nova aqui em casa ! Virei tela em branco kkkk ! Só por eles mesmo ! To linda kkk #amordemae ! ❤️

A post shared by Wanessa Camargo (@wanessa) on

A cantora, que é mãe de João Francisco, de 5 anos, e José Marcus, de 2, falou publicamente sobre a doença quando estava grávida do segundo filho. Em entrevista à Ana Maria Braga, no programa Mais Você, Wanessa contou que descobriu que tinha endometriose quando foi para o hospital por conta das fortes dores. “Eu sempre tive muitas cólicas e isso já era um sinal há muito tempo. Eu fiz o acompanhamento [médico] e não podia menstruar, então, eu tomava pílula contínua. Chegou um momento, depois de 4 anos desse controle, que não estava dando mais. [A doença] já tinha avançado. Fiz uma laparoscopia que limpou, ‘varreu a casa’. Talvez eu não tivesse filho se eu não tivesse feito essa cirurgia”, revelou a mamãe.

4. Malu Mader

#Repost @canalcelebridades with @repostapp ・・・ “Uma pauta sobre os 50 anos? Claro, gente!”. Enquanto alguns estão fugindo da casa dos "entas" e, às vezes, até mentindo a idade, Malu Mader faz festa pela chegada dos 50. “Não tenho problema para falar disso”, garante ela. E não pensou duas vezes para eleger o que gostaria de pular durante 50 dias: a dieta! “Gostaria muito de ficar 50 dias sem dieta, comendo o que eu sempre gostei”. Ficar numa academia malhando e se preocupando com o que coloca no prato é algo recente para a atriz. “Desde pequena, comi que nem homem, como os meus primos. E era muito magra, mas agora preciso tomar cuidado. Depois de ter filhos, você começa a vigiar mais o peso. Continuo comendo muito, mas volta e meia preciso dar uma recuada. Eu detesto porque adoro comer livremente. Meu marido também adora, a gente adora pensar no que vai jantar e almoçar.” Mesmo assim, Malu diz se esforçar para comer bem, malhar e seguir uma rotina de sono saudável. “Mas não acredito que tenha um segredo, sabe? E nem acho que esteja tão bem assim. Acho que pareço a idade que tenho mesmo. Tenho buscado fortemente, nos últimos anos, respeitar meu tempo, buscar realmente o que me faz bem, feliz. Eu tenho tentado prestar atenção naquilo que me deixa tranquila, tenho buscado ficar em paz, feito exercícios físicos que sempre detestei, mas descobri que gosto de tênis.” Ainda na lista de prazeres, a atriz enaltece a importância da família, com quem gostaria de passar 50 dias em qualquer lugar do mundo, e a degustação de bons vinhos. “Não bebia até uma idade. Mas hoje em dia adoro beber vinho nas refeições” #MaluMader

A post shared by Malu Mader (@portalmalumader) on

A atriz também faz parte das celebridades que tiveram endometriose. Em revelou à imprensa que teve dificuldade para engravidar do primeiro filho: “Tive que tomar umas injeções para não menstruar. Mas, quando ia tentar engravidar, descobri que uma pessoa da minha família estava com câncer. Voltei ao mesmíssimo hospital e foi mais duro ainda. Fiquei fragilizada, cansada daquilo, com pavor de médico. Mas o João nasceu de parto normal, no Dia das Mães, num domingo de sol, eu estava plenamente feliz”. Malu também contou que a segunda gestação não foi planejada: “Com o Antônio foi tudo diferente. Nunca tinha dado uma vacilada na vida e engravidei em um período nada fértil, na única vez em que vacilei”. Hoje, os garotos têm, respectivamente, 21 e 19 anos.

5. Adriana Esteves

Aquele casal que te faz ter fé no amor ❤️ #vladimirbrichta #adrianaesteves #drivla

A post shared by FC Vladimir Brichta (@fcvladbrichta) on

A atriz declarou que tentou engravidar por quatro anos, até descobrir que estava grávida do primogênito Felipe, que chegou ao mundo em 2000. “Fui operada de um cisto no ovário e logo depois tive uma endometriose. Fiquei desesperada com a ideia de não conseguir ter filhos. Já estávamos pensando em adotar, quando fizemos uma viagem e decidimos que nosso filho poderia vir do coração. Voltei grávida. E tive certeza que aquela gravidez era um milagre mesmo”, afirmou na época à revista Criativa. Ela também é mãe do Vicente, de 10 anos – fruto do seu relacionamento com o ator Vladimir Brichta.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s