14 coisas que você vai sentir falta da gravidez

Aproveite estes pequenos privilégios enquanto você está grávida (eles vão desaparecer logo, logo).

“Aproveite o momento” é sempre um bom conselho e pode fazer ainda mais sentido durante os nove meses de gestação, quando um serzinho está crescendo dentro de você. Claro, o brilho da gravidez às vezes pode ser encoberto pelos enjoos, inchaço, azia, dor nas costas… embora sejam incômodos pequenos quando comparados ao milagre da natureza no qual seu corpo está se transformando. Por isso, vale a pena focar no lado positivo da história. Para ajudar você a aproveitar ao máximo essa fase, reunimos algumas coisinhas das quais você vai se lembrar com saudade depois que seu bebê nascer – quem já tem um filho nos braços vai concordar com boa parte dessa lista!

1. Ter um segredo

Nos primeiros meses, antes que a gravidez fique evidente, só você sabe que tem alguma coisa acontecendo ali dentro da sua barriga. Você ainda tem a mesma aparência, mas detém uma informação privilegiada (a menos que você conte a novidade para todo mundo logo de cara, é claro!).

2. Receber sorrisos de estranhos

Assim que a barriguinha começa a aparecer, você pode se surpreender como o mundo parece se tornar um lugar muito mais amigável. É a tal da sororidade, amiga! Sua silhueta agora é capaz de atrair sorrisos, perguntas e felicitações de pessoas que você nunca tinha visto antes.

3. Ah, os cochilos…

É tanta correria que pode não haver outra ocasião na vida em que você não se sinta culpada por tirar um cochilinho de meia hora depois do almoço. Na verdade, quando você está grávida, as sonecas no meio da tarde são praticamente prescritas. Então, durma tranquilamente, antes que você precise substituir o sono pela programação do seu bebê.

4. Aquele brilho todo

Pode ser que o brilho da gravidez seja mais mito do que realidade. É fato que existe uma circulação sanguínea mais intensa, embora isso não seja assim tão perceptível. Mas, além disso, os sorrisos de felicidade se tornam mais frequentes e essa emoção, sim, pode transparecer. Brilho interior. Ainda melhor!

(gpointstudio/Thinkstock/Getty Images)

5. Calorias e mais calorias

A gente sabe que a mulher deve manter uma alimentação saudável durante a gravidez, tanto para o bem-estar dela quanto para o desenvolvimento do bebê. E que aquela história de que gestante pode comer por dois não passa de lenda! Mas de vez em quando não há mal nenhum em usar essa desculpinha para justificar aquele pratão que você fez no almoço. Oportunidade única!

6. Os preparativos

Nada como começar a montar o enxoval, decorar o quartinho, imaginar como será o rostinho do seu bebê, sonhar com o nascimento do pequeno… Essa expectativa que toma conta das mulheres na gravidez parece diminuir os incômodos que a gestação traz. E depois que a criança chega ao mundo, você sempre vai se lembrar com nostalgia do primeiro sapatinho que comprou ou do momento em que escolheu o nome do seu filho.

7. Ser o centro das atenções

A gravidez pode ser a última oportunidade para você ser o foco de todos à sua volta. Afinal, depois que o bebê nasce, todos terão olhos apenas para ele. É aí que muitas mães reclamam e falam sobre a tal invisibilidade da maternidade!

8. Pequenos soluços e chutes fortes

Nada se compara a sentir os movimentos do seu bebê dentro de você. Ultrassonografias são encontros incríveis mas distantes com o bebê. É a primeira contração na sua barriga que sinaliza um oi. Ao longo dos nove meses, a mãe persegue chutes, balanços e até cambalhotas, o que a ensina muito sobre o ritmo do bebê antes de qualquer pessoa. O primeiro soluço depois que ele nascer será ao mesmo tempo uma doce e triste lembrança daquelas sensações da gravidez.

9. A barriga

No fim da gestação, ela pesa, incomoda na hora de dormir, não te deixa calçar os sapatos sozinha, provoca inchaços… Mas quando o bebê nasce, bate aquela sensação de vazio. Você acaba se esquecendo desses perrengues todos e adora rever as fotos que tirou nesse período. E acaba sentindo saudade da expectativa que teve lá no início, quando o teste deu positivo, para sua barriguinha começar a despontar e poder mostrar pra todo mundo que seria mãe.

(idal/Thinkstock/Getty Images)

10. Cabelos deslumbrantes

Algumas mulheres vão ganhar fios mais fortes durante a gravidez. A troca hormonal pode favorecer o crescimento, o volume e a estrutura do cabelo. E você sente ainda mais saudade quando o bebê nasce e, meses depois, a queda de cabelo dá as caras. É desesperador!

11. Você nunca está sozinha

Compartilhar o seu corpo enquanto gera o seu bebê promove uma intimidade que nenhum outro relacionamento será capaz de oferecer. E você se pega tantas vezes conversando com o filhote ainda na barriga, que já se sente sempre muito bem acompanhada. Xô, solidão!

12. Ter a gravidez como desculpa

Esqueceu onde você estacionou o carro? Tudo bem — você está grávida. Precisa caminhar mais devagar? Tudo bem — você está grávida. Quer ficar sonhando acordada? Claro que sim — você está grávida. Comportamentos estranhos na “vida real” parecem universalmente justificados nessa fase.

13. A novidade disso tudo

Quando foi a última vez em que você realmente se surpreendeu ou experimentou alguma coisa completamente nova? Tudo é tão instantâneo que falta encantamento no mundo. Mas isso só até você engravidar. Aí quase todo dia acontecerá alguma novidade, como se você estivesse renascendo junto com a gestação do seu bebê.

14. Participar do milagre da vida

Pode parecer um clichê daqueles, até que aconteça com você. Durante a gestação, é difícil não se encantar com o pedacinho de destino que está crescendo dentro de você e acompanhar este progresso é incrível: duas células, depois quatro, oito… um coraçãozinho batendo, mãozinha, pezinho. Tudo dentro de você!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s