Nas redes sociais, pais reconhecem como é difícil cuidar de filho

Ficar em casa com as crianças não é um trabalho "menor" que qualquer outro - muito pelo contrário! Veja o que pais compartilharam sobre esse assunto.

Quem fica em casa com os filhos o dia inteiro, todos os dias, sabe bem o significado da expressão “trabalho em tempo integral”. Não tem pausa para uma hora de almoço tranquila seguida de um descanso de (ao menos) quinze minutos antes de levar as crianças para a natação. Não tem fim de expediente com um banho relaxante para compensar o estresse da rotina. Não tem pagamento por hora extra e nem bonificação de Natal. Cuidar da casa e dos pequenos é um trabalho daqueles, mas parece que, ainda nos dias de hoje, é só depois de passar pela experiência na prática que se reconhece tamanho esforço.

Foi isso que aconteceu com um pai dos Estados Unidos: depois de passar algumas horas com os dois filhos para que sua esposa, Kate, pudesse sair, Scott Douglas ficou tão grato a ela que resolveu compartilhar os sentimentos em seu perfil no Facebook. “Eu vejo uma mulher maravilhosa que nunca fica doente, que nunca desiste, que nunca se nega a enfrentar dias difíceis e que tem o poder de ir dormir sabendo que vai acontecer tudo de novo amanhã. Você é uma mulher incrível e fabulosa. Mesmo que não pareça, você é a melhor coisa na vida desses meninos e a gente te ama por tudo que você faz”, escreveu Scott.

Às vezes eu chego em casa e vejo minha linda mulher exausta, cansada, frustrada e sobrecarregada pelos desafios de ser mãe. Diferentemente de mim, ela não tem hora para ir embora ou recompensa pela hora extra ou bônus por todo o trabalho a mais ou esforço que ela faz ao longo do dia.

Scott Douglas

Em entrevista ao Huffington Post, Kate se disse emocionada com a atitude do marido, já que ele não costuma falar muito ou expressar o que está sentindo. Assim que descobriu a publicação, ela postou o texto na página da blogueira Constance Hall e já tem mais de 10 mil compartilhamentos.

O brasileiro Hilan Diener, do blog Potencial Gestante, também usou as redes sociais para se manifestar sobre a difícil tarefa de cuidar dos filhos um dia inteiro. Ele publicou um texto no Facebook comparando o seu tempo no escritório e os dias em que trabalha em casa. “Eu transito entre dois mundos: o mundo da firma com ar condicionado e o mundo do home office entre uma troca de fralda e outra. Sei bem como é trabalhar sob pressão e não estou falando do meu trabalho no escritório. Trabalhar e estar em casa é trocentas vezes mais complicado que estar num ambiente corporativo. A não ser que eu fosse um paramédico e lidasse com vidas à beira da morte numa emergência de hospital de guerra”, afirmou Hilan.

Muitas vezes meu trabalho de escritório é um descanso comparado com o de ficar em casa. COMO DÁ TRABALHO CUIDAR DE CASA!

Hilan Diener

Pai dos pequenos Benjamin, de 6 anos, Constança, de 3, e de Guadalupe, de apenas 8 meses, Hilan listou ainda todas as funções que esse “emprego” nada tradicional – e que não tem hora para começar ou para terminar – pede, já que, segundo ele, “as crianças são chefes exigentes e demandam de você muita atenção, disciplina e comprometimento”. Entre elas, ele apontou o serviço de babá em tempo integral, de chef de cozinha, motorista particular, gerente de crises, fada do dente, contador de histórias… Ufa! É atividade que não acaba mais. Tanto que Hilan reconheceu como as mães ficam sobrecarregadas. “Mesmo que nós, homens, fizéssemos mais que as mães das crianças, ainda assim seria MUITO MENOS do que as mulheres fazem”, declarou. E para defendê-las, ele aconselhou os pais: “claro que o esforço de um não diminui o trabalho do outro, mas pare de dizer que está cansado porque trabalhou o dia todo! Todo mundo está cansado e todo mundo tá trabalhando o dia todo”.

Leia o texto de Hilan Diener na íntegra:

E confira o post de Scott Douglas compartilhado por Kate (com sua tradução):

“Então eu tive um dia difícil com meus dois meninos ontem e quando meu marido chegou em casa eu estava acabada. Eles venceram. Eu saí por algumas horas e ele postou isso. TODAS as rainhas precisam saber o quanto elas são apreciadas❤

Depois de um dia duro no trabalho nada é melhor do que se desligar. Às vezes eu chego em casa e vejo minha linda mulher exausta, cansada, frustrada e sobrecarregada pelos desafios de ser mãe. Diferentemente de mim, ela não tem hora para ir embora ou recompensa pela hora extra ou bônus por todo o trabalho a mais ou esforço que ela faz ao longo do dia. Ela não acumula licença médica, férias anuais, fim de semana, não espera por um feriado. No dia 5 de março de 2011 ela se tornou mãe, no dia 8 de junho de 2014, ela começou o turno com dois meninos, dois meninos que nunca param, que desafiam cada aspecto de ser mãe. Ela nunca pediu um aumento ou procurou outro emprego. Então mesmo que hoje tenha sido difícil e que você não se sinta reconhecida ou não tenha certeza de que fez diferença na vida deles, é assim que foi o seu dia, de verdade…

Seus filhos acordaram de suas camas quentinhas que são limpas e arrumadas por você. Eles tomaram o café da manhã organizado na semana passada quando você escreveu a lista de compras. Você montou a lancheira de um se perguntando “isso é saudável o suficiente? Ele ainda vai ficar com fome?”, enquanto balançava o outro na sua perna, no braço, nos ombros. Você o levou para a creche e ficou lá por uma hora confortando-o porque ele não estava num bom dia, e você deixou ele saber que a mamãe sempre estaria por perto. Você voltou para casa onde passou o dia com um menino de dois anos, mantendo conversas e treinando as idas ao banheiro, ensinando-o a deixar de ser um bebê para se tornar um menino. Você o colocou na cama para a soneca tendo certeza de que ele ainda tinha energia para o resto do dia e, embora você soubesse que você mesma não tinha, passou o tempo que restava tentando descansar, fazer o trabalho de casa, o trabalho de casa e o trabalho de casa. Depois disso tudo e um pouquinho de descanso, você pegou-o na creche e levou os dois aos compromissos, certificando-se de que eles estavam o mais saudáveis possível e de que eles jantariam. Você teve a primeira conversa adulta durante o jantar, o tempo todo sendo mãe e resolvendo os problemas do mundo.

Então quando você vê um dia ruim, eu vejo uma mulher maravilhosa que nunca se diz doente, nunca desiste, nunca se nega a enfrentar dias difíceis e que tem o poder de ir dormir sabendo que tudo vai acontecer de novo amanhã. Você é uma mulher incrível e fabulosa. Mesmo que não pareça, você é a melhor coisa que aconteceu na vida desses meninos e a gente te ama por tudo que você faz”.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s