Continua após publicidade

Fotógrafa brasileira faz ensaio com crianças em tratamento contra o câncer

Lidi Lopez idealizou o projeto "Magia de Viver" em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, que acontece no dia 23 de novembro.

Por Luiza Monteiro
Atualizado em 27 out 2016, 19h43 - Publicado em 23 nov 2015, 08h00

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tumores malignos são, hoje, a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade. Estima-se que sejam diagnosticados, a cada ano, 11.840 novos casos no país. A boa notícia é que os avanços dos últimos 40 anos no tratamento do câncer infantil asseguram, além da cura de 70% dos pequenos que têm um diagnóstico precoce, uma boa qualidade de vida àqueles que se submetem à terapia. Mesmo assim, as sessões quimioterápicas e o abalo emocional afetam bastante o dia a dia desses pacientes.

Com o objetivo de tornar a vida desses meninos e meninas mais leve e alegre, a fotógrafa Lidi Lopez, de São Paulo, criou a campanha “Magia de Viver”, em parceria com a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA). “A ideia surgiu do desejo de transformar a vida dessas crianças que lutam para sobreviver, levar magia, sonho e encanto em um momento que é difícil e complicado para a maioria”, contou Lidi ao Bebê.com.br.

Conhecida por seus ensaios de gestante baseados em contos de fadas, a fotógrafa convidou oito pacientes do Hospital Santa Marcelina, na capital paulista, para participar do projeto. “Foi gratificante, me deu muito prazer e orgulho poder proporcionar esse momento a eles. Transmitir esperança e contribuir para a transformação dessas crianças de dentro pra fora é algo muito bom”, confessou Lidi Lopez. E os pequenos? “Eles amaram. As meninas, então, ficaram encantadas, trocavam de roupa toda hora, de tiara, adereços… Com certeza valeu muito a pena!”, relata.

Segundo a médica Claudia Epelman, vice-presidente da TUCCA e coordenadora da equipe multidisciplinar do Departamento de Oncologia Pediátrica do Santa Marcelina, ações como essa são importantes para o tratamento. “Isso vem ao encontro da nossa visão de proporcionar entretenimento e interação entre os pacientes e, sobretudo, de resgate da afetividade e autoestima”, diz a médica.  O resultado dessa experiência você confere nas fotos a seguir.

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

Lidi Lopez
Lidi Lopez ()

(Aqui, a fotógrafa Lidi Lopez posa ao lado de seus modelos mirins)

Publicidade