Continua após publicidade

O que é Síndrome da Separação?

Sentir a ausência da mãe é normal no terceiro trimestre de vida do bebê. Entenda melhor o assunto!

Por Redação Bebê.com.br
Atualizado em 5 abr 2017, 16h59 - Publicado em 4 jul 2015, 15h46

Minha filha tem 9 meses e chora muito quando me afasto. A pediatra disse que é normal nessa fase e falou sobre a Síndrome da Separação. O que é isso?

É uma crise que acontece, normalmente, no terceiro trimestre da criança. Ela pode acordar 15 vezes durante a noite, desperta muito assustada, com um choro intenso. “Alguns pais ficam tão assustados que pensam que a criança caiu do berço porque é um choro diferente, desesperado”, explica o pediatra Leonardo Posternak, de São Paulo. Nessa fase, é importante que a mãe atenda quando o bebê chorar porque “na fantasia do pequeno, ele acha que, quando a mãe apaga a luz e fecha a porta, não volta nunca mais. Então, se ele chora durante a noite e é atendido pelo pai ou pela babá, acredita que a mãe não voltará mesmo”, completa Posternak.

A criança precisa passar por isso para ir entendendo que a presença da mãe pode ser seguida de ausências. “Nessa fase, é oportuno que não ocorram trocas dos cuidadores. Além de acordar assustado, o bebê pode reagir à presença de estranhos, chorando ou estranhando o colo”, reforça Ana Paula Cargnelutti Venturini, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “A mãe deve tentar acalmá-lo no próprio berço para não alterar substancialmente sua rotina”, ela sugere.