8 coisas que prometemos não fazer quando tivermos filhos, mas são (quase) inevitáveis

Você é aquele tipo de pessoa que vê uma criança aprontando e logo imagina que, se fosse sua, seria diferente? Veja o que mais se costuma pensar antes da maternidade e que, depois, não se mostra tão fácil assim.

“Na prática, a teoria é outra”. A frase é velha, mas não poderia ilustrar melhor a diferença entre tudo que planejamos antes de ter filhos e aquilo que realmente enfrentamos depois que eles nascem. Se antes, o olhar para os outros pais era de julgamento pelo escândalo da criança no supermercado ou na sala de espera do médico, agora passa a ser de cumplicidade. Você finalmente entende que não vive num mundo ideal e que é preciso muito jogo de cintura para levar as coisas da melhor forma possível, sem neuras e sem se cobrar demais. Confira abaixo 8 coisas que reprovamos e juramos nunca fazer quando formos mães, mas que mudam de figura quando temos um pequeno em casa.

1. “Meu filho nunca vai fazer birra no shopping!”

Thinkstock/Getty Image

Thinkstock/Getty Image

Pode confessar: antes de ser mãe, você via uma criança aos berros na praça de alimentação e saía logo culpando os pais. “Isso só pode ser resultado de uma educação falha. Quando eu tiver um filho, vou ensiná-lo a nunca fazer isso. Ele vai saber se comportar”. Bom, na teoria é fácil, não é mesmo? Mas não importa quantos livros sobre o assunto você tenha lido ou quantas vezes assistiu ao Supernanny. Um dia, sem nem se dar conta, aquela mãe morrendo de vergonha enquanto a criança abre o berreiro e se joga no chão do estacionamento é você.

2.“Celular? Só depois dos 10 anos e olhe lá!”

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Bom, talvez você realmente não dê um celular de presente para o seu filho antes dessa idade, mas que ele vai aprender rapidinho a mexer no seu, isso vai. E é impressionante! Só de observar o nosso comportamento com os aparatos tecnológicos, até os bebês que mal engatinham já sabem o que fazer com os dedinhos para deslizar a tela. 

3. “Nunca vou deixar que minhas crianças comam besteira”

Smikey26/Thinkstock/Getty Images

Smikey26/Thinkstock/Getty Images

“Fast food? Sorvete antes do almoço? De jeito nenhum!”. Nós todas sabemos que manter uma alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento dos pequenos, por isso, compramos brócolis, fazemos panquecas de beterraba e só oferecemos sucos naturais. Mas, às vezes, precisamos matar a vontade de comer aquela tranqueirinha… E aí não tem jeito. Criança aprende pelo exemplo e não é preciso muito para que, sem ninguém ensinar, ela esvazie sozinha um vidro de ketchup em cima das batatinhas e coma até não aguentar mais.

4.“Meus filhos jamais vão passar a tarde toda em frente à TV”

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

“Nada disso. Eles vão brincar ao ar livre, praticar esportes e ler livros”. Se a gente, que é adulto, adora fazer maratona de séries e passar horas no sofá, fica um pouco difícil cobrar um comportamento tão diferente dos filhos, certo? E, atualmente, as crianças já têm tantas atividades extracurriculares ao longo da semana, que ficar de vez em quando jogando videogame ou com o controle remoto na mão não é um pecado tão grande assim.

5. “Nada de distração na hora da comida”

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Quem nunca foi almoçar em um restaurante e se deparou com aquela famosa cena da criança sendo distraída por um videozinho qualquer no celular ou no tablet, enquanto os pais comem e conversam tranquilamente? E não adianta negar – a gente julga toda vez e jura de pés juntos que, quando tiver um filho, nunca vai fazer isso! E você até se esforça bastante, conversa com o filhote, pratica muito em casa durante as refeições… Mas quem tem filhos pequenos sabe: há dias em que nada adianta! E aí, fazer o quê? Sua única salvação parece mesmo ser a Peppa Pig ou a Galinha Pintadinha.

6. “Mãe reclama de tudo, né? Eu vou ser diferente!”

Pawel_Czaja/Thinkstock/Getty Images

Pawel_Czaja/Thinkstock/Getty Images

E, alguns anos depois, você é a líder do clube das mães que lutam contra o brinquedo novo do parquinho, o horário da excursão, a placa de trânsito da rua e a lista de compras do material escolar. Agora você entende? Mãe é mesmo uma leoa e faz tudo o que acha certo para proteger seus pequenos e não quer nem saber se está sendo chata ou não.

7. “Não vou mimar meus filhos!”

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Você sabe que é importante que, desde cedo, eles conheçam o valor das coisas. Mas aí aquele pacote de dez dias na Disney está com um preço tão bom e o dólar caiu… Ou então, o brinquedo que ele pediu tanto de Dia das Crianças estava esgotado e agora voltou a aparecer nas prateleiras. É, haja controle para não sair comprando e fazendo tudo pelos filhos só para ver aquela carinha tão linda de satisfação olhando para você.

8. “Definitivamente, não vou ser igual aos meus pais”

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Que atire a primeira pedra que nunca julgou a educação que recebeu dos pais. A gente sabe que eles fizeram o que podiam com o que sabiam na época – e é grato por isso! Mas é quase natural apontar tudo aquilo que se achava errado e encher a boca para falar: “vou fazer diferente!”. E você acha que está indo bem nesse propósito, até que, um dia, ouve a própria voz dando aquele sermão e quase vê seu pai ou sua mãe bem ali na sala de estar. Bom, talvez eles não estivessem tão errados assim, afinal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s