30 nomes de bebês inspirados em músicas famosas

Definir o nome do pequeno não é uma tarefa fácil, mas que tal se inspirar em canções na hora de tomar essa decisão?

A missão de escolher um nome para o bebê que está a caminho nem sempre é simples. Muitas vezes, os pais acabam discordando e demoram para chegar em uma conclusão que agrade ambos. Também há casos em que eles se arrependeram da decisão que tomaram.

Para ajudá-los nesse momento, selecionamos 30 músicas nacionais e internacionais que podem servir de inspiração. A nossa ferramenta de nomes, que traz significados e curiosidades, também pode auxiliá-los. Veja a lista abaixo! 

1. Alice – Avril Lavigne:

De origem grega, Alice significa real, verdadeira, sincera. A música gravada por Avril faz parte da trilha sonora do filme “Alice no País das Maravilhas”. 

2. Angela – The Bee Gees:

A canção da banda inglesa fala sobre a perda e o distanciamento de um amor – uma mulher que se chama Angela. O nome tem origem grega e significa anjo mensageiro.

3. Anna Júlia – Los Hermanos:

A popular música da banda carioca foi sucesso absoluto no final dos anos 90. O significado de Anna é “cheia de graça, abençoada” e Júlia “pessoa cheia de juventude”.

4. Bárbara – Chico Buarque:

Esse nome tem um significado curioso: “mulher estrangeira”. Na Antiguidade, os romanos usavam o adjetivo bárbara para se referir a mulheres que não eram nascidas em seu imenso império.

5. Beatriz – Chico Buarque e Edu Lobo:

O significado desse nome é para lá de fofo. Beatriz, que na música é retratada como uma pessoa inatingível, significa “aquela que traz muitas alegrias”.

6. Ben – Michael Jackson:

Normalmente, Ben é usado como apelido do nome Benjamin, que significa “o filho predileto”. A música interpretada pelo rei do pop fala sobre a amizade entre duas pessoas.

7. Bete – Cazuza:

Apelido do nome Elisabete, Bete significa promessa de Deus ou, ainda, consagrada a Deus. Aqui, a famosa canção de Cazuza é interpretada pela banda Barão Vermelho.

8. Camila – Nenhum de Nós:

Lançada nos anos 80, a música “Camila, Camila” tem uma forte letra e conta a história real de uma menina que sofria abusos do namorado. O nome de origem latina significa “virgem de caráter irretocável”. 

9. Carolina – Seu Jorge:

O sucesso do cantor carioca fala sobre a história de um homem apaixonado por uma mulher que se chama Carolina. “Nascida no campo ou na fazenda, ou, ainda, mulher independente e forte” é o significado desse nome.

10. Cecília – Chico Buarque:

Na Roma Antiga, Cecília era uma expressão associada à sabedoria. Chico disse que escolheu esse nome para a música por ter um carinho especial por ele e por conta da sonoridade que a palavra traz.

11. Daniel – Elton John:

Nessa canção, Elton John conta a história fictícia de Daniel – um homem que foi para a Guerra do Vietnã e quando retornou para a sua cidade natal ainda estava muito abalado com as consequências dos dias de luta. Esse nome, por sua vez, significa “o senhor é meu juiz”. 

12. Denis – Blondie:

O grupo Blondie nos apresenta nessa canção a história de uma mulher que está se declarando para o seu amado Denis. De origem grega, a palavra significa “consagrado a Dionísio, o deus do vinho”. 

13. Eduardo e Mônica – Legião Urbana:

Esse clássico da música brasileira traz a história de um casal que realmente existiu e era amigo de Renato Russo. Eduardo significa “protetor de riquezas” e Mônica “aquela que dá conselhos”.

14. Fátima – Capital Inicial:

De origem árabe, Fátima significa “donzela, a mulher que se guardou”. Na Europa, o nome se popularizou após as aparições da Virgem Maria na cidade com o mesmo nome em Portugal, em 1917.

15. Fernando – Abba:

Aquele que segue em frente com coragem” é o significado desse nome de origem germânica. Fernando é uma variação do nome Ferdinando que se popularizou na Espanha. 

16. Gabriel – Beto Guedes e Paula Toller:

Na Bíblia, entre os sete arcanjos de Deus, Gabriel é o portador das boas notícias. Seu nome significa “o que tem a força divina” e tem origem hebraica. Tanto a canção de Beto Guedes como a de Paula Toller foram feitas para os filhos dos artistas.

17. Irene – Caetano Veloso:

Caetano Veloso compôs essa música para sua irmã Irene. De origem grega, o nome tem um belíssimo significado: paz.

18. Jacqueline – Franz Ferdinand:

A canção da banda escocesa fala sobre a história conturbada de um casal conhecido por eles. Jaqueline deriva de Jacó, que significa “calcanhar de Deus” e simboliza uma pessoa no combate. Forte, né?

19. Layla – Eric Clapton:

Essa música conta a história real do amor secreto que Eric Clapton tinha por Patty Boyd, esposa de seu melhor amigo. Coincidentemente ou não, o nome feminino tem como significado “aquela que embriaga ou seduz feito o vinho”. 

20. Leila – Legião Urbana:

A canção leva o nome de uma grande parceira e amiga de Renato Russo. Leila tem origem árabe e significa ” a que tem a beleza escura da noite”.

21. Lígia –  Tom Jobim:

Tom Jobim explicou que escreveu essa música inspirada em uma moça muito bonita, namorada de um amigo, que um dia ele viu em um bar famoso no Rio de Janeiro. Lígia significa “a escolhida, a eleita”. 

22. Lorenzo – Phil Collins:

De origem latina, Lorenzo significa “quem é natural de Laurento”, uma antiga cidade do Império Romano.

23. Luca – Herbert Viana:

Herbert Viana fez essa linda canção para o seu primeiro filho, Luca. O significado do nome não poderia ser mais inspirador: luz.

24. Luiza/Luísa – Tom Jobim e Chico Buarque:

Luiza/Luísa tem origem germânica é a forma feminina de Luís, que significa guerreiro famoso. Tom Jobim explicou que a canção foi composta em homenagem à uma linda moça que entrou em um bar que ele estava. Mais tarde, o artista batizou a sua filha de Maria Luiza e fez uma música para ela: “O Samba de Maria Luiza”

25. Madalena – Elis Regina:

A história dessa música fala sobre a dor do um término de namoro. O significado de Madalena é “aquela que é natural de Magdala”, cidade da Antiguidade próxima ao Mar de Galileu. 

26. Maria – Milton Nascimento:

Milton Nascimento compôs essa música em homenagem à sua mãe. A canção conta a história de uma mulher forte e de presença marcante. De origem hebraica, Maria é o nome da mãe de Jesus e, de acordo com a fé cristã, a mãe e a senhora de toda a humanidade.

27. Marina – Dorival Caymmi:

O clássico de Dorival Caymmi surgiu a partir de uma frase que dita pelo seu filho. Ao precisar ir para uma emissora de rádio, o pequeno Dori pediu que o pai ficasse mais com ele. Impedido pelo trabalho, Dorival não pode ceder e o pequeno disse: “estou de mal”. Com a frase na cabeça, o cantor começou a compor a música. Marina significa “a que veio do mar ou que vive próxima e adora o mar”.

28. Marvin – Titãs:

A música de Nando Reis conta a dura história de uma família que tem que batalhar diariamente para conseguir se sustentar. Marvin significa “mar bonito”. 

29. Michelle – The Beatles:

Michele é a forma feminina de Miguel, que significa aquele que se parece com Deus. A letra do famoso grupo formado em Liverpool fala sobre um moço que se declara por uma mulher com esse nome.

30. Victoria – John Mayer:

O nome Victória já diz tudo sobre o seu significado: “aquela que traz a vitória”. A música nos apresenta a uma menina que decide ir embora, abandonando sua antiga vida. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s