8 dicas de decoração inspiradas no método Montessori

Confira algumas sugestões para deixar o quarto do seu bebê pronto para ajudar no desenvolvimento dele!

Logo que se descobre grávida, uma enxurrada de preocupações parece tomar conta da futura mamãe. A saúde do bebê, o nome que ele vai ter, o tipo de educação que vai receber… Mas há outras questões mais concretas que precisam ser feitas com um pouquinho de antecedência, como a decoração do quarto do pequeno. E o que não faltam são opções lindas para deixar mães e pais perdidos na escolha. Para ajudar nessa decisão, elencamos 8 sugestões inspiradas no método Montessori – um conjunto de teorias e práticas desenvolvidas pela médica e educadora Maria Montessori, que acreditava na importância de um ambiente capaz de permitir a livre expressão dos pequenos. Confira as dicas e mãos à obra!

1. Cama baixinha
Com o colchão rente ao chão – em cima de um estrado ou não – a cama mais baixa é uma das principais características de quartos inspirados no método Montessori. A ideia é substituir o tradicional berço, proporcionando mais autonomia para a criança, sobretudo quando ela começa a engatinhar. E se a ideia de ver seu bebê tão próximo ao chão gera algum incômodo, uma boa ideia é lançar mão de um tapete logo ao lado ou embaixo da cama.

Cama-casita inspirada en Montessori, de @mamaluzcajasdeluz 💛 #camacasita #camamontessori #montessori #camaparaniños

A post shared by EntreChiquitines (@entrechiquitines) on

2. À altura deles
O mobiliário do quarto deve ser pensado a partir do ponto de vista dos pequenos. Isso significa que é importante planejar bem a disposição dos móveis, para que eles fiquem na altura da criança, facilitando o acesso a brinquedos e livros. Prateleiras, nichos e caixas ao alcance dos pequenos fazem toda a diferença, pois além de dar mais autonomia, ainda favorecem a noção de organização após as brincadeiras.

3. Espelhos
Olhar o próprio reflexo também é uma forma de se desenvolver. Por isso, outra característica da decoração montessoriana é o uso de um espelho na altura da criança. Enquanto o bebê só engatinha, recomenda-se deixar o espelho na horizontal e só mudá-lo para a vertical quando o pequeno ensaiar os primeiros passinhos. É importante fixar o espelho de acrílico muito bem à parede, para evitar acidentes.

4. Decoração minimalista
A ideia aqui é criar um ambiente com pouca informação, para que o bebê se concentre nos poucos elementos do quarto. Então, a sugestão é evitar muitos adornos, escolhendo brinquedos e livros específicos para ficarem disponíveis nas prateleiras, trocando-os conforme o tempo e a idade da criança.

A prateleira agora está assim. ✨ Vou procurar postar sempre que fizer o rodízio pra compartilhar com vocês os itens que deixamos à disposição da Alice (10 meses) e inspirar vocês na seleção de materiais. Ali tem quadrinhos de arte indígena (eu não sei se coloquei eles na posição correta, ainda vou pesquisar), uma cesta com bolinhas, um aramado ondular (da marca Carlu) e um potinho com bloquinhos de madeira. O aramado tem indicação +3, mas Alice esta super interessada 😍, então nós temos oferecido e a tomada que aparece ali está com tampinha (a tampinha é vendida em multi coisas). #montessoriando #montessori #montessoriano #quartomontessoriano #metodomontessoriano #montessoriemcasa #montessoriathome #inspiraçãomontessori #inspiracaomontessori #mariamontessori #maternando #maternidade #mamaesdeplantao #love #baby #sustentabilidade #sustentavel #kids #atividadesensorial #mamaesdeplantao #maternando #quartomontessoriano #quartomontessori

A post shared by Lara Morais Nogueira (@montessoriando) on

💛💜💗💚💙❤️

A post shared by Quartinho Amado (@quartinhoamado) on

5. Escolhendo as roupas
Outra forma de incentivar o desenvolvimento do seu filho é encorajá-lo a escolher as próprias roupas e a tentar se vestir sozinho. Certamente, isso leva tempo, mas é só a prática que vai ajudar na coordenação motora dele. Para ajudar, uma dica é ter no quarto um móvel baixo ou um cabideiro, onde você possa pendurar algumas peças de roupas como opção para ele escolher, bem como sapatos e alguns acessórios.

Amorzinho de cantinho 💙

A post shared by Quartinho Amado (@quartinhoamado) on

6. Cantinho de leitura
Oferecer livros aos pequenos e incentivá-los a se interessar pela leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil. Desde os primeiros meses de vida, você pode ler para o seu bebê, mostrando a ele as imagens e usando todos aqueles recursos que costumam fazer parte das obras para crianças – sons, texturas, cores… Para organizar e tornar o acesso mais fácil, uma boa ideia é destinar prateleiras ou cestos especificamente para esse fim. Seguindo o padrão, vale posicioná-los em uma altura adequada ao pequeno e trocar os livros conforme o tempo passa.

7. Decoração à vista
Assim como o espelho, os brinquedos e os móveis, os poucos itens de decoração também devem ficar à altura dos olhos da criança, como quadrinhos, adesivos e enfeites, por exemplo. Isso também estimula os pequenos.

Que amor!! 😍

A post shared by Quartinho Amado (@quartinhoamado) on

8. Ajudando na movimentação
Instalar uma barra horizontal na parede – assim como uma barra de balé em miniatura, mas numa altura bem mais baixa – ajuda a criança a ficar em pé e a se movimentar sem a ajuda dos pais, contribuindo para a coordenação motora e, consequentemente, para a sua autonomia. Se for instalada em frente ao espelho, estimula ainda mais o conhecimento do próprio corpo.

A post shared by Petit Poème (@petit_poeme) on

 

Consultoria: Manoela Lustosa, formada pela Belas Artes de São Paulo, especializada em arquitetura residencial e comercial / www.manoelalustosa.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s