15 atividades para fazer em casa com crianças de 6 meses a 6 anos

A chegada das férias de inverno exige criatividade para entreter os pequenos em ambientes fechados

Se por um lado as férias das crianças são uma felicidade, pois elas ficarão mais tempo com a família, por outro sempre surge uma preocupação: o que fazer para entreter essas pessoinhas acostumadas a ter várias atividades ao longo do dia na escola? Ainda mais no inverno, em que é mais difícil realizar brincadeiras ao ar livre em um parque ou no clube.

Leia mais: 7 coisas que as mães sentem nas férias escolares dos filhos

Como não dá para ir ao shopping ou a parques de diversões todos os dias, é bom ter na manga algumas opções de atividades para fazer em casa. Confira, a seguir, 15 sugestões da psicopedagoga Ana Carla Freitas e da academia infantil My Gym (com unidades em São Paulo e no Maranhão).

 

A partir dos 6 meses

(M-image/Thinkstock/Getty Images)

Teatro de fantoches ou dedoches

Objetivo: Despertar o interesse do bebê por cores, movimentos, sons e vozes.

Como fazer: Coloque um fantoche em cada mão ou um dedoche em cada dedo e faça os bonecos “conversarem” entre eles e com o bebê. Abuse das vozes diferentes nos diálogos e envolva o bebê nas conversas, fazendo com que os bonecos “falem” com ele também. Use os bonecos para fazer carinhos e dar beijinhos nas bochechas, nos braços e nas pernas do bebê.

Duração: Cerca de 15 minutos, pois o bebê perde o interesse depois disso. Se houver mais de um bebê na brincadeira, é possível estender por até meia hora.

 

Os nomes nas músicas

Objetivo: Ajudar o bebê a reconhecer o próprio nome.

Como fazer: Cante músicas em que seja possível incluir o nome do bebê, como “Ciranda, Cirandinha”, “Fui no Itororó” e “Se Eu Fosse um Peixinho”.

Duração: Cerca de 15 minutos, pois o bebê perde o interesse depois disso. Se houver mais de um bebê na brincadeira, é possível estender por até meia hora.

 

Chuvinha de papel

Objetivo: Oferecer uma atividade desafiadora e ao mesmo tempo relaxante.

Como fazer: Deixe folhas variadas ao redor do bebê – dê preferência a sulfite e folhas de revista; evite jornal, pois ele solta muita tinta – e permita que ele as explore, amasse e rasgue livremente. Quando ele parecer entediado, pegue as que já foram manipuladas e jogue-as para cima, fazendo uma chuva de papel. Recomece. Quando mais velho o bebê, mais habilidade ele terá para rasgar o papel em vários pedaços.

Duração: Cerca de 30 minutos.

 

A partir de 1 ano

(monkeybusinessimages/Thinkstock/Getty Images)

Blocos de montar

Objetivo: Começar a desenvolver a coordenação motora fina do bebê.

Como fazer: Distribua pelo chão peças de conjuntos de blocos de montar e permita que o bebê as explore e as encaixe. No começo, ele precisará de ajuda; seja seu guia. Deixe que a montagem seja livre, sem impor modelos a serem seguidos.

Duração: De 30 minutos a 1 hora.

 

Rasgue e cole

Objetivo: Perceber diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais.

Como fazer: Disponibilize para o bebê os mais variados materiais que ele possa rasgar, como papeis coloridos, folhas de revistas, forminhas de brigadeiro, embalagem de bala de coco e figurinhas. Deixe-o rasgar e amassar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, coloque uma folha grande de papel kraft no chão, passe cola branca em vários pontos dele e incentive o bebê a colocar os papeis amassados ou rasgados sobre os pontos de cola. No final, transforme a colagem em um painel que ficará exposto em algum lugar da casa.

Duração: De 10 a 20 minutos.

 

Cuidado com a boneca

Objetivo: Brincar de faz-de-conta e despertar o senso de responsabilidade.

Como fazer: Espalhe pelo sofá e pelo chão bonecas, suas roupinhas e acessórios (como fraldas, mamadeiras e chupetas). Proponha que o bebê cuide dela como os adultos cuidam dele. Ajude a colocar e tirar roupinhas e fraldas e a encaixar a boneca no colo do bebê, para que ela fique “confortável”. Proponha banhos imaginários na boneca e passeios com ela pela casa.

Duração: De 30 minutos a 1 hora.

 

A partir de 2 anos

(rogkov/Thinkstock/Getty Images)

Um pincel, muitos papeis

Objetivo: Explorar possibilidades de registros gráficos e permitir que a criança se expresse de forma não-verbal

Como fazer: Disponibilize tintas guache e um pincel ao lado de papeis de diferentes materiais e texturas (cartolina, EVA, papel kraft, papel enrugado) e deixe a criança explorar, pintar, se expressar. Esta brincadeira pode fazer um pouco de sujeira, então forre o que for necessário ao redor e deixe a criança com uma roupinha que possa ir direto para a máquina de lavar na sequência.

Duração: De 15 a 30 minutos.

 

A partir de 3 anos

(jackf/Thinkstock/Getty Images)

Esconde-esconde

Objetivo: Trabalhar a paciência e a capacidade de dedução da criança.

Como fazer: Escolha ou sorteie uma criança para ser o primeiro pegador. Ela terá de cobrir os olhos e contar até 20, enquanto os outros participantes se escondem. Acabada a contagem, ela sai atrás dos outros participantes. O primeiro a ser encontrado é o próximo pegador.

Duração: Cerca de 15 minutos ou até as crianças cansarem.

 

A colheita dos passarinhos

Objetivo: Integrar as crianças e trabalhar o senso de colaboração.

Como fazer: Você precisará preparar passarinhos de origami ou imprimir/recortar de revistas passarinhos das cores amarelo, vermelho, verde e azul. Cada criança receberá uma cestinha marcada com uma dessas cores e um envelope com diversos desses passarinhos, de cores variadas. A primeira instrução será colocar em sua cestinha os passarinhos da mesma cor dela. Em seguida, as crianças trocarão entre elas os passarinhos que sobrarem, com o objetivo de encher todas as cestinhas com os origamis ou recortes das respectivas cores.

Duração: De 15 a 30 minutos.

 

Pega-rabo

Objetivo: Divertir e trabalhar os sensos de autoproteção e estratégia.

Como fazer: Cada participante ganha algumas tiras de papel ou de tecido e as prende na parte traseira da cintura da calça, para simular um rabo. Ao sinal do adulto que estiver supervisionando, todos têm o mesmo objetivo: proteger os próprios rabinhos e pegar os rabinhos dos amigos. Depois de 5 minutos, o adulto sinaliza que é para todos pararem e faz a contagem de rabinhos de cada um. Os rabos são distribuídos novamente e a brincadeira recomeça.

Duração: Cerca de 30 minutos.

 

A partir de 4 anos

 

Corre cotia

Objetivo: Desenvolver o ritmo e a atenção das crianças.

Como fazer: As crianças sentam-se em círculo no chão e uma delas recebe uma bolinha de papel. Enquanto todos cantam a música “Corre Cotia”, esta criança anda pelo lado de fora do círculo. Ao acabar a música, ela solta a bolinha de papel atrás do amiguinho que estiver mais perto e sai correndo; o amiguinho tem que pegar a bolinha, levantar e tentar alcançar esta criança. O objetivo é que ela consiga sentar no lugar dele antes de ser alcançada, e daí o amiguinho faça a corrida pelo lado de fora do círculo e a dinâmica se repita. Se a criança inicial for alcançada, ela fará tudo novamente.

Duração: Cerca de 30 minutos.

 

Circuito de obstáculos

Objetivo: Trabalhar o conhecimento dos movimentos e estimular a criança a superar desafios.

Como fazer: Em um cômodo espaçoso da casa, crie um circuito com obstáculos como almofadas, cadeiras e outros objetos que não apresentem riscos para a criança. Ela deverá ter um ponto de partida e um de chegada e bolar estratégias para conseguir passar por todos os obstáculos. É uma ótima atividade para ser feita quando a criança não tem a companhia de um irmão ou de um amigo.

Duração: Cerca de 15 minutos.

 

Dos 5 aos 6 anos

(jupiterimages/Thinkstock/Getty Images)

Caça às letras

Objetivo: Fixar o conhecimento das letras que a criança já aprende na escola.

Como fazer: Espalhe letras coloridas de EVA pelo chão e peça para a criança encontrar as que você pedir. Você pode pedir as letras isoladamente (“Traga o R para a mamãe”) ou pedir as letras com que comecem palavras que a criança já conheça (“Traga o C de coração para a mamãe”). Pode ser feita apenas com uma criança ou com um grupinho de amigos.

Duração: Cerca de 30 minutos.

 

Múmia

Objetivo: Estimular o trabalho em grupo.

Como fazer: As crianças são divididas em dois grupos que receberão um rolo de papel higiênico cada. Um integrante de cada grupo é escolhido para ser a múmia e as outras crianças precisarão enrolar papel higiênico nele até transformá-lo em múmia. Ganha o grupo que acabar primeiro. A brincadeira recomeça com novas múmias, mas reaproveitando os papeis utilizados na primeira rodada.

Duração: De 30 minutos a 1 hora.

 

Batata quente

Objetivo: Divertir, desenvolver o ritmo e o pensamento rápido.

Como fazer: As crianças sentam-se em círculo no chão e recebem uma batata. Ao sinal do adulto que as supervisiona, começam a passar a batata de mão em mão cantando “Batata que passa quente, batata que já passou. Quem ficar com a batata: coitadinho, se queimou!”. Quem estiver com a batata na mão no final da música perde e não participa da próxima rodada (mas volta na rodada logo após a seguinte).

Duração: Cerca de 30 minutos.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s