6 presentes dispensáveis para recém-nascidos

Antes de visitar um bebê que acabou de nascer, confira a lista de itens que não nada úteis nos primeiros meses de vida - na opinião das próprias mães!

Depois de chegar ao mundo é comum que o bebê receba visitas ainda na maternidade ou em casa. A família e os amigos próximos aproveitam para conhecê-lo e, muitas vezes, presenteá-lo. Acontece que, apesar da boa vontade, nem sempre as lembrancinhas que os recém-nascidos ganham são realmente úteis. Por isso, fizemos uma lista com produtos que as mães julgam dispensáveis para ajudar aqueles que estão pensando em dar um mimo a uma criança que acabou de nascer. Veja se você se identifica:

1. Sapatinhos

tenis-para-bebe

(GetUpStudio/Thinkstock/Getty Images)

Eles podem ser uma graça, mas é o item menos apreciado pelas mães. Afinal, como o bebê só vai ficar no colo, no berço ou no carrinho, os sapatinhos acabam, muitas vezes, atrapalhando. A leitora Maiara Roncolatto contou que recebeu críticas porque escolheu não colocar o acessório no filho enquanto ele não andasse. “Meu Murilo saiu descalço da maternidade! E já foi ao pediatra descalço também. Os sapatos estão guardados. Por pouco tempo. Já vou desapegar e passar para uma mamãe que veja sentido em limitar os movimentos do seu bebê, pois eu não vejo”, escreveu no Facebook. Outras mães optam por usar meias nesse período – inclusive, algumas disponíveis no mercado imitam calçados.

2. Gorros, luvas e roupas de lã

gorro-para-bebe

(LuckyBusiness/Thinkstock/Getty Images)

Produtos desse tipo não são indicados para todas as crianças, pois tudo depende da região – ou estação do ano – em que o bebê vai nascer! A mamãe Andrea Koerich contou que, por morar no calor do Nordeste, esses presentes acabaram sendo desnecessários. O mesmo aconteceu com Júlia Monteiro, porque o pequeno não se adaptou às peças: “Ganhei gorrinhos, já que o meu filho nasceu no inverno. Mas ele sempre detestou. Chorava sempre que tentávamos colocar. Doei alguns, inclusive com etiqueta junto”.

3. Bichinhos de pelúcia

recem-nascido-com-pelucias

(Liudmila_Fadzeyeva/Thinkstock/Getty Images)

Apesar de serem fofos, eles só serão usados quando as crianças crescerem. “Até hoje eles são inúteis, já que a minha filha é alérgica. Mas concordo que presente é dado com amor”, ressaltou Niceloli Vianna. Outras mães acreditam que as pelúcias podem ser usadas para compor a decoração do quartinho, entretanto, é necessário limpá-las periodicamente.

4. Vestidos

bebe-de-vestido

(Ronstik/Thinkstock/Getty Images)

Nos primeiros meses de vida, os bebês quase não saem de casa, passam a maior parte do tempo deitados e precisam se manter mais aquecidos. Por isso, os pais preferem vestir o filho com outro tipo de roupinhas – e tecidos! Esse é o caso da leitora Livia: “Ganhei vestidinhos que nunca usei. Eles não são confortáveis para colocar em recém-nascidos. O ideal são bodies, macacões”. Essa mesma regra vale para camisas e outros looks formais.

5. Brinquedos para crianças mais velhas

bebe-brincando

(Petrenkod/Thinkstock/Getty Images)

Eles podem ser muito legais, mas para outro momento de vida do bebê. No caso dos recém-nascidos, as mães ainda precisam procurar espaço para guardá-los e, às vezes, quando as crianças crescem já não se interessam mais por aqueles brinquedos. A mãe Natty Reina, por exemplo, contou que a sua filha ganhou um cavalinho upa upa e um andador – que nem é recomendado pelos pediatras. É sempre bom ter em mente a fase de desenvolvimento dos pequenos. Que tal presentear o sobrinho, afilhado… com algo assim no aniversário de 1 aninho?

6. Roupinhas de verão

bebe-com-roupas

(Ulza/Thinkstock/Getty Images)

É claro que elas têm utilidade para as crianças, mas nem sempre são usadas por recém-nascidos. “Mesmo neste calor, bebês muito novinhos não podem ficar tão à vontade. Minha filha nasceu em novembro e ganhou uns 60 conjuntos e macacões curtos, quase nada de macacões longos. Tive que trocar”, confessou Katia Vidotti.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s