Bebês ainda não falam, mas sabem dizer eu te amo, veja como

O bebê nasceu há poucas horas e a mãe já anuncia: eu te amo! E eles, como fazem para declarar seu amor? A resposta é simples: usando todo o seu corpo! Veja aqui sete sinais de que seu bebê te ama

1) Olha nos olhos: Os recém-nascidos gostam de olhar para rostos e o da mãe é o favorito. "Já reparou como os recém-nascidos olham fundo em nossos olhos, parece que estão vendo nossa alma? "É um instinto de sobrevivência, para atrair o amor e atenção de um cuidador, diz a neurocientista Lise Eliot. É também um reconhecimento, ele finalmente identifica o rosto da mãe cujo cheiro e voz já são familiares.

     
 
     
2) Reconhece seu cheiro: Se o bebê estiver diante de uma dúzia de rosas perfumadas e sua camiseta suada e manchada de leite, o bebê sempre seguirá a camiseta. "Mesmo com apenas uma semana de idade, comprovamos que ele vai virar a cabeça na direção de uma almofada embebido com leite de sua mãe", diz Eliot. Para o seu recém-nascido, nada cheira mais doce do que você.   3) Sorri para você: A primeira vez que o seu bebê mostra seu sorriso é um momento mágico. Normalmente acontece após uma deliciosa mamada ou quando ele acorda e vê o rosto da mãe. Alguns dizem que é um mero reflexo, mas as mães sentem que aquele sorriso singelo é também a sua maneira de dizer "eu te amo".
     
     
 
     
4) Fala com você: os primeiros sons, os assobios e os gritinhos são encaminhados à mãe. “Ao contrário do que muitos pensam, ele não está falando consigo mesmo e sim com seu cuidador confiável”, diz Eliot . Para isso, usa sua linguagem primitiva (em inglês, chamada de protoconversation, uma interação entre mãe e bebê que se dá por gestos, sons e palavras e que possui sentido antes mesmo do desenvolvimento da linguagem) . Fale com ele e observe como vai se envolver com você e tentar responder de volta! Os dois estão lançando as bases para uma conversa real, que acontecerá em breve.   5) Quer você por perto: Durante o primeiro ano do seu bebê, você vai perceber que ele não fica feliz com sua ausência. Pode fechar a cara ou mesmo ou chorar quando você sai da sala e vai sorrir com seu retorno. Por mais difícil que seja para a mãe lidar com o choro de seu filho quando se afasta, é um sinal de que o vínculo entre os dois está se fortalecendo.
     
     
 
     
6) Compartilha seus interesses: qualquer coisa que você der atenção, o bebê vai fazer o mesmo. Talvez por isso eles fiquem tão interessados pelo telefone, não é mesmo? Este comportamento, chamado de atenção mútua (o que interessa à mãe, interessa ao bebê) pode começar com poucos meses de idade, ficando mais pronunciado entre 9 e 12 meses. Os pediatras explicam que é um sinal de que seu filho está envolvido com você e com o que lhe chama a atenção.   7) Quer ser protegido por você: Não se surpreenda se o seu bebê enterrar a cabeça no seu peito quando alguém novo aparecer em sua casa ou se te agarrar ao chegar em um lugar desconhecido. Chamada de “ansiedade de estranhos” é a manifestação de que ele está com medo ou inseguro quando surge algo ou alguém novo e a mãe representa para ele toda a segurança e confiança. Portanto, agarrar na mãe são sinais de que seu bebê te ama e confia em você para mantê-lo seguro.


Entrevistas

Reportagens

Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Abril, sob encomenda para a Natura Mamãe e Bebê