• Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Home » Blog » Últimas do bebê
Últimas do bebê

Últimas do bebê

Teste da Orelhinha é obrigatório e gratuito

Por Redação     17.07.12

O dia 2 de agosto de 2010 é um marco para os bebês que nascem com algum problema auditivo. Esta é a data na qual Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil na época, sancionou a lei que tornou obrigatória e gratuita a realização do Teste da Orelhinha, tecnicamente chamado de Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas. “Foi um passo muito importante para todos os brasileiros, pois este exame é fundamental para prevenir doenças e problemas auditivos”, destaca a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, da Universidade Federal do Paraná.

Estimativas apontam que a cada mil recém-nascidos, três são diagnosticados com surdez. Quando o bebê tem algum fator de risco para deficiência auditiva, o número de casos sobe para seis a cada mil nascimentos. “O uso de remédios tóxicos para os ouvidos, alterações no crânio e na face, internação na UTI por um período superior a 48 horas, infecções congênitas e pessoas com problemas auditivos na família são os principais fatores que aumentam as chances da criança apresentar alguma complicação”, observa a médica.

Segundo Rita, o Teste da Orelhinha é extremamente importante, pois é capaz de identificar problemas auditivos precocemente, evitando que a situação se agrave por ausência do tratamento correto. A descoberta tardia das alterações na audição pode causar prejuízos ao desenvolvimento da fala, linguagem, cognição e também afeta as relações sociais da criança. “Muitas enfermidades podem ser detectadas logo após o nascimento. Quando não há este tipo de acompanhamento, a criança fica três, quatro anos sem o diagnóstico”, ressalta.

A especialista enfatiza que, sem tratamento, a criança com dificuldade auditiva acaba perdendo estímulos importantes para o seu desenvolvimento, a sua comunicação e socialização. “Os sons são essenciais na formação do indivíduo. A intervenção precoce possibilita que o bebê desenvolva uma linguagem próxima a de outro que possui a audição saudável. Os resultados do Teste da Orelhinha podem ser confirmados por avaliações audiológicas complementares”, enfatiza Rita.

 
Seu nome
Seu e.mail
Escreva abaixo o seu comentário
Termos de uso
Comentários sujeitos a moderação

 

Últimas do bebê

Notícias quentes para atualizar o seu dia

Siga este blog no twitter

Fique por dentro das novidades mais importantes do mundo materno e infantil -- De ciência à diversão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE