• Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Home » Blog » Últimas do bebê
Últimas do bebê

Últimas do bebê

Carinho de mãe pode transmitir cárie

Por Redação     18.06.12

Novas pesquisas revelam que as mães são as principais transmissoras de bactérias bucais aos bebês, aumentando os riscos de apresentarem cárie e outros problemas bucais.

Dados do Ministério da Saúde respaldam a importância da prevenção ao mostrarem que boa parte das crianças de 18 a 36 meses já tem pelo menos um dente cariado, sendo que no sudeste a incidência nesta faixa etária é de 31% a 39% e no nordeste pode atingir 97%.

Não à toa, o assunto ganha espaço de discussão no Congresso Internacional de Pesquisa em Cariologia, Orca 2012, que acontecerá em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, entre 27 e 30 de junho.

Cuidados simples como não compartilhar talheres com o filho, não assoprar sua comida nem beijar sua boca são as primeiras recomendações para afastar a ameaça.

Outras estratégias odontológicas minimizam a probabilidade de o problema dar as caras. “O atendimento no consultório do dentista, dos zero a três anos de idade, quando realizado quatro vezes ao ano derruba em até 69% a prevalência do problema”,  afirma a cirurgião-dentista e pesquisadora Sonia Groisman, que presidirá o congresso.”

“ O controle do consumo de açúcares pela mãe, a aplicação de flúor e de clorexidina (um gel antimicrobiano) estão entre as medidas adicionais para diminuir a concentração de bactérias maternas”, continua.

Por fim, ela avisa que o bebê deve ser submetido a uma avaliação odontológica antes mesmo da erupção dos primeiros dentes.

 

 
Seu nome
Seu e.mail
Escreva abaixo o seu comentário
Termos de uso
Comentários sujeitos a moderação

 

Últimas do bebê

Notícias quentes para atualizar o seu dia

Siga este blog no twitter

Fique por dentro das novidades mais importantes do mundo materno e infantil -- De ciência à diversão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE