Antes do advento das máquinas digitais, quando a gente ia comprar um filme, era necessário escolher a velocidade ISO do filme. Lembra de quando o vendedor perguntava se você queria um ASA 400 ou 100? Pois é. Essa sigla, que vem da International Standards Organization, organismo que define padrões comerciais e industriais mundo afora, indica a sensibilidade do filme à luz - ou seja, quanto menos iluminado um ambiente, maior deveria ser o número ISO. Esse padrão foi adotado nos sensores das câmeras digitais. Assim, como elas não precisam de filme, esse ajuste pode ser feito na própria máquina.
Dessa forma, nesta era de pixels e bytes, o esquema funciona de maneira semelhante: quanto mais luz, menor será o número ISO. Em outras palavras, isso vale para condições de iluminação abundante. Quando estiver na praia, na piscina ou em qualquer lugar onde haja luz suficiente, aproveite para escolher o ISO mais baixo. Você vai notar como as fotos ficam ricas em detalhes e cores vibrantes.
Veja a diferença nas fotos ao lado: a primeira foi tirada com ISO 100 e a segunda, com ISO 800. A de baixo aparece granulada e com pouca nitidez. Quando você estiver em algum ambiente com pouca iluminação, não terá muita escolha a não ser aumentar o ISO. Isso porque muitas vezes só o flash não dará conta do recado.
Dá para configurar o ISO na opção Settings ou Program da câmera. Se ela estiver no automático, fará isso sozinha.
Mandem suas dúvidas!
Beijos,
Cacá


O negócio dela é clicar a meninada. Em festas de aniversário ou em ensaios produzidos, o que Cacá Strina busca é um registro fiel da personalidade da criança. "Procuro traduzir as particularidades de cada uma", comenta a fotógrafa. Graduada em artes plásticas pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, ela trilhou carreira como profissional de publicidade e como assistente de fotografia antes de optar pelo trabalho com os pequenos.



Outros sites Abril
30 / October / 2008 às 8:44
Aposto que as leitoras estão babando com as suas dicas né? Eu tenho tanta dificuldade para ensinar as pessoas…recebo emails pedindo dicas mas normalmente só consigo explicar por alto algumas coisas….já sei pra onde mandá-las qd receber esses emails. Bjs
30 / October / 2008 às 9:29
Carolina, estou gostando muito da seção, a partir do momento que comecei a acompanhar suas dicas venho me interessando e pesquisando na internet, até là o manual da minha máquina! Tenho uma DSC-H3 e ela tem muitos recursos antes desconhecidos, só ficava no automático, agora estou brincando com o manual e outras configurações da máquina. Ah, vc tem cada foto linda, parabéns pelo trabalho. bj
30 / October / 2008 às 10:23
Cacá,
adoro fotografar e suas dicas foram muito úteis.Vou continuar lendo sua seção . bjssssss
31 / October / 2008 às 6:41
Cacá, tenho uma máquina digital sony 6.0 megapixels, gostaria de saber qual o tipo de pilha recarregável mais indicada p/ fotos.
Aproveito a oportunidade para parabenizá-la pelo seu trabalho, fico babando com as fotos. Amo fotografar!!
Tenho gêmeas de 08 meses e sempre estou clicando… rsss
Gostaria de saber se há algum site para montagens de fotos.
Um beijo,
Michele
3 / November / 2008 às 8:36
Muito útil essa informação. Minha camera não tem um flash muito bom, então fotos noturnas são um desastre. Seria necessário acoplar um flash à ela para melhorar a qualidade das fotos mas ai eu teria que usar um tripé e ficar em um lugar parada. Com essa dica do iso meu problema foi resolvido. Parabéns pelo seu trabalho