10 respostas de mães que já foram criticadas por amamentar em público

Olhares e comentários de reprovação, infelizmente, fazem parte da rotina de muitas mulheres que dão de mamar aos seus filhos. É o seu caso? Saiba o que dizer à próxima pessoa que fizer isso com você.

O aleitamento materno é uma das coisas mais naturais que existe – todos os mamíferos, seres humanos e animais, alimentam seus filhotes nas mamas, certo? Mesmo assim, o ato de dar o peito ainda parece ser algo de outro mundo para certas pessoas. É frequente ouvir mulheres relatando casos em que foram reprimidas por amamentar em público. Os olhares e comentários de reprovação vieram de homens, adolescentes, donos de estabelecimentos, responsáveis pela segurança, idosos e até de mulheres que também são mães. Já houve casos, inclusive, em que lactantes foram solicitadas a deixar o local em que estavam pelo simples fato de estar alimentando seus filhos.

Felizmente, atitudes estão sendo tomadas para mudar essa realidade e a mentalidade de que o aleitamento é algo que deve ser feito apenas entre quatro paredes. Desde 2015, diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, vêm adotando leis que multam estabelecimentos que proibirem as mamães de amamentar. Mas, apesar dos avanços, muitos ainda precisam deixar para trás a ideia de que dar o peito é algo a ser escondido ou, pior ainda, que tem uma conotação sexual.

Perguntamos às nossas leitoras no Facebook o que elas diriam aos indivíduos que tentaram cercear, de alguma forma, o direito de elas amamentarem em público e, principalmente, dos seus filhos serem alimentados da melhor forma possível. Veja a seguir algumas das respostas que recebemos:

1. “O dia que você tiver um filho vai entender que não existe nada mais importante. Olhar feio, vergonha, julgamentos… Todas essas coisas se tornam idiotas quando você percebe que seu filho quer se alimentar.” (Resposta de Bárbara Azeredo)

2. “Todos os que olham torto já foram amamentados quando eram bebês. Será que já se esqueceram disso?” (Resposta de Rita Ritinha)

3. “Vem cá, qual o grande problema? Podem olhar torto, podem até fazer careta, porque vou amamentar, sim!” (Resposta de Vanessa Mello)

4. “Amamento meu filhote onde e a hora que ele quiser. Não tenho vergonha de amamentar, eu me sinto orgulhosa de poder alimentar meu bem mais precioso.” (Resposta de Rubianne Santos)

5. “Vai ter peito, sim. Vai mamar em público, sim E se reclamar, esguicho leite na cara!!” (Resposta de Ary Frange)

6. “Amamentar é uma demonstração de amor e carinho ao meu filho, e não de desrespeito ao próximo (ou a você)” (Resposta de Deborah Almeida)

7. “Pois eu diria a todos que criticam: vão ler um bom livro para cuidar da parte espiritual, que estamos aqui nesse mundo de passagem. É preciso espalhar mais amor, paciência e tolerância a todos, em qualquer situação” (Resposta de Carla Santana Cremon)

8. “Quem tem que sentir vergonha são essas pessoas que ficam reparando e falando mal de quem está amamentando. Vá se preocupar com a sua vida, bando de desocupados!” (Resposta de Samy L. Yamamoto)

9. “Esse é o alimento da minha filha, e não serão olhares maldosos que vão fazer com que eu deixe de amamentá-la onde e quando ela quiser!” (Resposta de Elaine Diniz)

10. “Eu amamento a minha filha sempre que ela quiser e onde for. Com o meu leite eu protejo a minha filha de muitas doenças. Que olhem de cara feia, que falem de mim. Só quem amamenta sabe o carinho que recebemos” (Resposta de Simone Pessanha)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s