Páscoa saudável: receitas com chocolate para as crianças

Para garantir que o seu filho não se lambuze além da conta com o chocolate nesta época do ano, consultamos nutricionistas, que deram dicas de consumo e indicaram receitas deliciosas - e cheias de saúde - com o doce.

Todo ano, as gôndolas dos supermercados ficam cobertas de ovos de Páscoa que enchem os olhos da criançada. Coloridos, apetitosos e cheios de brinquedos divertidos, eles seduzem até o mais jovem dos consumidores. Mas é preciso ir com calma: os pequenos não devem ingerir a guloseima antes do segundo aniversário. “O ideal é aguardar até que a criança estabeleça uma rotina alimentar adequada, o que só acontece após os 2 anos de idade”, orienta a nutricionista Beatriz Botéquio, da Consultoria Equilibrium, em São Paulo.

Mas não pense que, depois dessa fase, o chocolate está liberado. “O organismo da criança ainda não está pronto para digerir muitos alimentos doces, que geralmente possuem gordura e açúcar em excesso”, explica a nutricionista Gislaine Donelli, do Empório da Papinha. O resultado do consumo exagerado pode ser dores abdominais, diarreia, náuseas e vômitos.

Dicas de consumo

Mesmo na Páscoa, a garotada não deve comer chocolate todos os dias. “O consumo deve ser esporádico e em quantidades pequenas, como 1 quadradinho, 1 brigadeiro ou 1 bombom pequeno”, recomenda Beatriz. Além disso, é importante dar preferência para a versão meio amarga, que tem menos açúcar e, por apresentar mais cacau, contém antioxidantes e nutrientes benéficos para a saúde, a exemplo de ferro, magnésio e potássio. Outra vantagem de oferecer o tipo escuro do doce aos pequeninos é que a sua aceitação fica mais fácil. “Se eles começarem pelo ao leite, dificilmente vão se acostumar com o meio amargo ou com o amargo mais tarde”, avisa Gislaine.

Receitas

A seguir, confira preparações elaboradas por nutricionistas que levam chocolate. E lembre-se: mesmo nesses casos, consuma com moderação.

(As imagens da galeria são meramente ilustrativas)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s