Continua após publicidade

Páscoa saudável: receitas com chocolate para as crianças

Para garantir que o seu filho não se lambuze além da conta com o chocolate nesta época do ano, consultamos nutricionistas, que deram dicas.

Por Luiza Monteiro
Atualizado em 1 abr 2021, 10h20 - Publicado em 31 mar 2015, 20h08

Todo ano, as gôndolas dos supermercados ficam cobertas de ovos de Páscoa que enchem os olhos da criançada. Coloridos, apetitosos e cheios de brinquedos divertidos, eles seduzem até o mais jovem dos consumidores. Mas é preciso ir com calma: os pequenos não devem ingerir a guloseima antes do segundo aniversário. “O ideal é aguardar até que a criança estabeleça uma rotina alimentar adequada, o que só acontece após os 2 anos de idade”, orienta a nutricionista Beatriz Botéquio, da Consultoria Equilibrium, em São Paulo.

Mas não pense que, depois dessa fase, o chocolate está liberado. “O organismo da criança ainda não está pronto para digerir muitos alimentos doces, que geralmente possuem gordura e açúcar em excesso”, explica a nutricionista Gislaine Donelli, do Empório da Papinha. O resultado do consumo exagerado pode ser dores abdominais, diarreia, náuseas e vômitos.

Dicas de consumo

Mesmo na Páscoa, a garotada não deve comer chocolate todos os dias. “O consumo deve ser esporádico e em quantidades pequenas, como 1 quadradinho, 1 brigadeiro ou 1 bombom pequeno”, recomenda Beatriz. Além disso, é importante dar preferência para a versão meio amarga, que tem menos açúcar e, por apresentar mais cacau, contém antioxidantes e nutrientes benéficos para a saúde, a exemplo de ferro, magnésio e potássio. Outra vantagem de oferecer o tipo escuro do doce aos pequeninos é que a sua aceitação fica mais fácil. “Se eles começarem pelo ao leite, dificilmente vão se acostumar com o meio amargo ou com o amargo mais tarde”, avisa Gislaine.

Receitas

A seguir, confira preparações elaboradas por nutricionistas que levam chocolate. E lembre-se: mesmo nesses casos, consuma com moderação.

Continua após a publicidade

(As imagens da galeria são meramente ilustrativas)

Leia também:

Publicidade